Cuidados médicos em hospitais e centros de saúde para cidadãos europeus em Portugal

Enquanto cidadã/o da União Europeia (UE), tem direito a receber os cuidados médicos necessários nas unidades de saúde em Portugal.

Os cuidados de saúde são assegurados nos seguintes casos:

  • Se adoecer ou tiver que ser internado de urgência (cuidados de saúde não programados)
  • Quando a pessoa que sofre de uma doença que já necessita de acompanhamento regular no país de residência e precisa de receber assistência numa unidade de saúde em Portugal(cuidados de saúde programados)
  • Quando a pessoa viaja para Portugal para receber assistência hospitalar e especializada, como por exemplo, consultar um especialista e/ou fazer uma operação (cuidados de saúde programados).

Nesta página pode encontrar informações sobre:

Cidadãos europeus em estada temporária

Tratamento em caso de urgência ou doença repentina

Em caso de estadia temporária – férias, deslocações de estudantes ou estadia que não seja residência definitiva – a pessoa que precise de cuidados de saúde não programados (por exemplo, se adoecer ou tiver que ser internada/o de urgência) tem de apresentar o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) válido.

Mesmo que não tenha o Cartão Europeu de Seguro de Doença pode ir a qualquer centro de saúde ou hospital em Portugal. Nesta situação, deverá pedir o Certificado Provisório de Substituição (CPS) à entidade competente do seu país de residência e entregá-lo na unidade de saúde antes de sair de Portugal. O Certificado Provisório de Substituição é um documento que substitui e garante os mesmos direitos que o Cartão Europeu de Seguro de Doença, e pode ser enviado por e-mail ou fax.

Se não receber o Certificado Provisório de Substituição antes de sair de Portugal, poderá ter de pagar os cuidados recebidos na unidade de saúde e pedir o reembolso das despesas quando regressar ao seu país de residência.

Para mais informações sobre cuidados de saúde não programados para cidadãos europeus em Portugal, consulte a página do Serviço Nacional de Saúde.

Tratamento em caso de doença com necessidade de acompanhamento regular

Se sofrer de uma doença que necessita de acompanhamento regular (por exemplo, doenças oncológicas ou respiratórias) e estiver temporariamente em Portugal, pode receber os seguintes cuidados de saúde:

  • diálise renal
  • oxigenoterapia
  • tratamento especial da asma
  • ecocardiografia em caso de doenças autoimunes crónicas
  • quimioterapia.

Para receber este tipo de cuidados de saúde precisa do Cartão Europeu de Seguro de Doença válido para apresentar numa unidade de saúde quando receber os cuidados de saúde de que necessita.

Para receber este tipo de cuidados de saúde, pode ter de pagar taxas moderadoras, havendo algumas exceções onde a taxa é isenta. Consulte esta informação na página da Direção-Geral da Saúde, no separador “Que serviços tenho que pagar?”.

Se não tiver o Cartão Europeu de Seguro de Doença, tem de pedir o Certificado Provisório de Substituição ao seu país de residência e entregá-lo na unidade de saúde antes de sair de Portugal. O Certificado Provisório de Substituição é um documento que substitui e garante os mesmos direitos que o Cartão Europeu de Seguro de Doença, e pode ser enviado por e-mail ou fax.

Para mais informações sobre cuidados de saúde programados para cidadãos europeus em Portugal, consulte a página do Serviço Nacional de Saúde.

Cidadãos europeus residentes em Portugal

As pessoas da União Europeia residentes em Portugal - pensionistas, trabalhadoras/es e seus familiares - que precisem de cuidados de saúde programados ou não programados, têm de pedir o certificado do direito aos cuidados de saúde (documento S1).

Este certificado pede-se na instituição competente do Estado-Membro de origem e tem de ser apresentado no Centro Distrital de Segurança Social (CDSS) da respetiva área de residência em Portugal.

Depois de apresentado o certificado no Centro Distrital de Segurança Social, ser-lhe-á atribuído um número de utente do Serviço Nacional de Saúde para poder obter cuidados nas unidades de saúde pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde (hospitais ou centros de saúde).

Vir para Portugal para receber tratamento médico

As pessoas da União Europeia podem aceder aos cuidados médicos hospitalares e especializados em Portugal, para consultar um especialista e/ou fazer uma operação, em situações em que possam ou não ser prestados os cuidados médicos necessários no seu país de residência.

Para receber este tipo de assistência em Portugal, é necessária a autorização concedida pela entidade responsável do seu país de residência (documento S2), de acordo com os procedimentos instituídos entre os Estados-Membros.

Antes de viajar para Portugal, contacte o organismo responsável do seu país de residência para saber informações sobre o seu direito a tratamento médico em Portugal, como também os custos envolvidos.

Contactos de emergência em Portugal

Em caso de emergência, contacte:

  • Emergência médica - 112

Disponível 24h por dia, todos os dias.
O 112 é o número de telefone de emergência único europeu, disponível em toda a União Europeia. As chamadas são gratuitas.

  • SNS 24 - 808 24 24 24

A linha SNS 24 integra os seguintes serviços:

  • Triagem, aconselhamento e encaminhamento: serviço prestado em permanência e  sem interrupções
  • Informativo clínico: este serviço destina-se ao esclarecimento de dúvidas apresentadas pelo utente, tanto no âmbito de temas de saúde gerais como de saúde pública, nomeadamente sobre prevenção de doenças transmissíveis, estilos de vida e alimentação saudáveis, entre outras
  • Informativo não clínico e administrativo: é um serviço telefónico e digital disponível das 8h às 22h, 7 dias por semana, para possibilitar o acesso rápido e fácil à informação geral, disponível no portal do SNS 24, ou outras questões não clínicas que estejam relacionadas com a prestação de serviços de saúde
  • Aconselhamento psicológico: pretende dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e profissionais de saúde. Este serviço é realizado por psicólogos clínicos e está disponível 24h por dia, 7 dias por semana.

Consulte outros contactos na página de linhas úteis do portal ePortugal.