Casamento e União de Facto em Portugal

Casamento em Portugal

O casamento em Portugal só é válido se for registado. Para registar o casamento é preciso dar início ao seu processo.

Saiba como iniciar o processo de casamento, as regras que deve cumprir e os documentos que deve apresentar, especialmente se for estrangeira/o e pretende casar em Portugal.

Saiba mais sobre casamento e união de facto neste guia prático.

Certidão de casamento

Após o registo do casamento é entregue uma certidão de casamento gratuita.

A certidão de casamento é um documento que faz prova dos factos constantes do registo de casamento.

É possível pedir uma certidão de casamento a qualquer momento. Saiba como pedir uma certidão de casamento, em papel ou formato eletrónico.

Direito à nacionalidade portuguesa

Qualquer pessoa estrangeira que esteja casada ou viva em união de facto, há mais de 3 anos, com uma portuguesa ou português, pode ter direito à nacionalidade portuguesa.

Saiba como pedir a nacionalidade portuguesa.

Cartão de Cidadão português

Crianças registadas em Portugal, e às quais tenha sido atribuída a nacionalidade portuguesa, têm direito a Cartão de Cidadão português.

O Cartão de Cidadão é um documento físico, com funcionalidades digitais, que permite identificar a/o cidadã/o perante qualquer entidade pública ou privada.

Saiba como pedir o primeiro Cartão de Cidadão.

Viver em união de facto em Portugal

Para se considerar que duas pessoas vivem em união de facto, elas devem formar um casal, viver na mesma casa e fazer uma vida em comum há pelo menos 2 anos.

A união de facto em Portugal não é um estado civil. Contudo, o seu reconhecimento tem alguns efeitos semelhantes ao casamento.

Saiba mais sobre casamento e união de facto neste guia prático.

Viver em união de facto não é uma condição válida para que uma pessoa estrangeira possa pedir a nacionalidade portuguesa.

Contactos para assistência

Para obter mais informações ou se precisar de ajuda, contacte o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), através do:

  • telefone: 211 950 500