Portugal tem hoje um dos mais vibrantes ecossistemas de empreendedorismo europeus, decorrente dos investimentos realizados na última década em qualificação de recursos humanos, infraestruturas e tecnologia, que proporcionam enormes oportunidades para quem pretende lançar ou investir em novos negócios.

Disponibilizamos informação sobre os setores mais competitivos da economia portuguesa, sejam estes emergentes ou tradicionais, bem como informação relativa aos sistemas de incentivos e soluções de financiamento, apoio à inovação e internacionalização do seu negócio.

Para saber mais não deixe de explorar nesta página a informação sobre Clusters, Financiamento, Empreendedorismo e Inovação, Internacionalização, Localização. No ePortugal Empresas conheça ainda o Guia para o seu negócio que o ajuda a saber criar, gerir e encerrar negócios em Portugal, bem como os serviços de apoio à atividade económica disponíveis neste balcão único eletrónico para toda a administração portuguesa.

Fique rendido às razões para investir em Portugal!

Indicadores

Se procura oportunidades de negócio em Portugal, deve começar por explorar os principais indicadores sobre a economia portuguesa de âmbito nacional e regional.

Estes incluem informação sobre o ambiente de negócios, investimentos em infraestruturas, assim como, tendências do mercado de trabalho, qualificações da população, acesso ao financiamento e investimento em bens de capital e I&D.

  • Principais Indicadores Económicos de Portugal - Seleção dos principais indicadores económicos de Portugal desde o ano 2000.
  • Estatísticas Setoriais - Indicadores estruturais anuais e, sua evolução, relativos às empresas portuguesas nos últimos 5 anos, para um total de 354 atividades económicas (CAE Rev. 3), por forma jurídica ou desagregação geográfica (NUTS II), e respetivo enquadramento no contexto económico nacional.
  • Estatísticas Regionais - Publicação anual com os principais indicadores económicos e sociais de Portugal, agregados por NUTSII, NUTSIII, distritos e concelhos, para um total de 360 desagregações regionais.
Portugal em números

Área: 92.212km2

Área costeira: 2.600km (incl. ilhas Atlânticas)

Línguas: 60% da população fala uma língua estrangeira

População: 10.6 milhões

 

Fonte: Turismo de Portugal

infografia do mapa de portugal
 

iSimplex

O Programa Simplex foi lançado em 2006 no âmbito de uma estratégia de modernização administrativa transversal a todos os serviços do Estado. Desde esse ano, foram implementadas diversas medidas de simplificação administrativa e legislativa e de administração eletrónica com impactos muito positivos na vida das pessoas e das empresas.