Tirar senha online para Loja de Cidadão

Se precisar de ir a uma Loja de Cidadão, pode tirar uma senha digital para atendimento nos balcões da Loja, antes de se dirigir ao local.

As senhas estão disponíveis no portal ePortugal e na aplicação Mapa de Cidadão, 15 minutos após a abertura de cada loja e até uma hora antes do seu encerramento.

Nesta página encontra informação sobre:

Como tirar uma senha online para Loja de Cidadão

Nas páginas das Lojas de Cidadão do portal ePortugal

  1. Aceda à página de locais de atendimento de serviços públicos.
  2. Use os filtros à esquerda e escolha “Loja de Cidadão” e o distrito que pretende.
  3. Clique na loja que prefere. Irá abrir a página da loja.
  4. Na página da Loja de Cidadão que escolheu, no separador “Balcões e senhas”, clique no balcão que pretende e de seguida escolha o serviço.
  5. Indique se deseja receber a senha por SMS ou e-mail.
  6. Mostre a senha digital como comprovativo quando o seu número for chamado ao atendimento no balcão.

No Mapa de Cidadão do portal ePortugal

  1. Aceda ao Mapa de Cidadão. No lado direito do ecrã verá uma lista das Lojas de Cidadão mais perto de si.
  2. Clique na loja que prefere. Irá abrir a página da loja.
  3. Na página da Loja de Cidadão que escolheu, no separador “Serviços”, clique no balcão que pretende e de seguida escolha o serviço. Carregue em "Obter senha".
  4. Indique se deseja receber a senha por SMS ou e-mail.
  5. Mostre a senha digital como comprovativo quando o seu número for chamado ao atendimento no balcão.

Na app Mapa de Cidadão (disponível para sistema iOS e sistema Android)

  1. Abra a aplicação e pesquise a loja mais próxima de si. Ao navegar pelo mapa verá as Lojas de Cidadão disponíveis.
  2. Escolha a loja que prefere. Irá abrir um novo menu.
  3. No separador “Serviços” do menu, escolha o balcão que pretende e de seguida escolha o serviço. Carregue em "Obter senha".
  4. Indique se deseja receber a senha por SMS ou e-mail.
  5. Mostre a senha digital como comprovativo quando o seu número for chamado ao atendimento no balcão.

Acompanhar o andamento das senhas

Após tirar a senha, pode receber um alerta por SMS quando se aproximar a sua vez. 

Para isso, envie uma mensagem para o número 3838 com o seguinte texto e formato:

SIGA (espaço) [CÓDIGO DA SENHA] (espaço) [NÚMERO DE SENHAS DE ANTECEDÊNCIA COM QUE QUER RECEBER O ALERTA]. Ex: SIGA 1234567 8.

O código da senha está indicado na senha digital que receber por SMS ou e-mail, ou na senha em papel que receber na loja.