Apoio de 30 euros para alimentação das famílias mais carenciadas prolongado por dois meses

16.05.2023

O Governo vai prolongar por mais dois meses o apoio mensal de 30 euros a quem beneficia do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), para compensar as famílias do agravamento do custo de vida.

O prolongamento do apoio serve para ajudar as famílias a comprar os produtos que compõem o cabaz alimentar previsto no programa. 

O apoio  tem o valor mensal de 30 euros por cada beneficiário (por exemplo, uma família de quatro pessoas receberá 120 euros), que será pago pela Segurança Social através de depósito em conta bancária ou vale postal.

Apoio extraordinário a famílias mais vulneráveis 

Em março, o Conselho de Ministros aprovou um apoio adicional ao abono de família, a pagar a cada criança e jovem beneficiário de abono de família, no montante mensal de 15 euros, pago de três em três meses em 2023.

Este apoio adicional ao abono de família vai ser pago a dia 16 de maio, e irá abranger cerca de um milhão e cem mil crianças. O pagamento será feito em retroativos. 

O apoio abrange os titulares de abono de família para crianças e jovens, correspondentes aos 1.º, 2.º, 3.º ou 4º escalões de rendimentos do agregado familiar.

Fonte: Portal do Governo