Cartão de Cidadão: serviços não presenciais evitam mais de 2 milhões de deslocações

15.09.2021

A renovação por SMS, online e automática do Cartão de Cidadão (CC), bem como a entrega do documento em casa, evitaram 2,210 milhões de deslocações para atendimento presencial. Até ao dia 13 de setembro, foram entregues 1 milhão de CC em casa e 1,210 milhões foram pedidos através dos serviços não presenciais.

Durante a pandemia de COVID-19, o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) recebeu 4,2 milhões de pedidos de CC e entregou 3,9 milhões. Em termos de passaportes, foram pedidos, no mesmo período, 290 mil documentos e concluídos 150 mil pedidos de nacionalidade.

Os novos canais de atendimento resultam de um trabalho conjunto entre o IRN, o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), as autarquias locais e os CTT.

Saiba como renovar o Cartão de Cidadão no portal ePortugal.

Fonte: Portal do Governo