Pedido online de nacionalidade com ajuda de Inteligência Artificial

20.02.2023

Os pedidos de nacionalidade portuguesa contam agora com a ajuda de uma ferramenta de Inteligência Artificial que permite que o serviço seja feito online, através da validação automática de autenticidade dos documentos. Na primeira fase do projeto, o pedido online terá de ser feito por mandatários.

A documentação passa a ser validada pelas ferramentas de Inteligência Artificial, não precisando da verificação manual dos documentos por parte do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN). Uma vez que este é um dos serviços mais procurados no IRN, esta nova ferramenta vai reduzir o tempo do pedido e evitar as idas ao balcão.

Este validador de autenticidade faz parte de um conjunto de medidas da primeira estratégia Govtech de apoio à área da Justiça. Os objetivos são a inovação e transformação digital deste setor, para tornar os serviços mais ágeis e eficientes.

Esta estratégia conta com um apoio de 26 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e integra vários projetos de base tecnológica da Justiça. 

Para saber mais sobre esta e outras medidas da estratégia Govtech, pode consultar a página do Portal da Justiça e ver o vídeo no Youtube.

Fonte: Justiça.Gov