Portugal vai ter primeiro centro de formação para Economia Social da Europa

12.01.2022

Portugal vai ser o primeiro país da União Europeia a ter um centro de formação para a Economia Social. O centro, que ficará instalado na Guarda, está enquadrado no Plano de Ação Europeu para a Economia Social.

O projeto será gerido por uma parceria entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) e o Centro de Estudos Ibéricos da Guarda.

Este centro de competências de Economia Social é um dos cinco centros previstos no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), com um investimento de cerca de 60 milhões de euros.

Dois destes centros vão ter gestão direta do IEFP, em Lousada e Odivelas. Os outros três serão centros de formação com parceiros em áreas de competências específicas e consideradas prioritárias: economia social (Guarda), transição digital e transição verde.

A Economia Social oferece bens ou serviços que correspondem às necessidades das pessoas a quem se destinam, independentemente da sua rentabilidade económica. O objetivo é otimizar a relação qualidade/preço na oferta.

Fonte: Portal do Governo