Serviços CC e passaporte: horários alargados permitiram realizar cerca de 130 mil atendimentos

14.01.2022
AVISO: O horário alargado em Lojas de Cidadão e Espaços Cidadão para serviços do Cartão de Cidadão e Passaporte terminou a 28 de fevereiro de 2022 e já não se encontra em vigor.

O alargamento do horário para serviços relacionados com o Cartão de Cidadão (CC) e passaporte permitiu realizar cerca de 130 mil atendimentos nas Lojas e Espaços Cidadão abrangidos, desde 27 de novembro. A iniciativa dura até 28 de fevereiro.

Depois do sucesso da iniciativa “Casa Aberta”, que permitiu realizar 50 mil atendimentos ao longo de 8 sábados, algumas Lojas de Cidadão e os balcões do Instituto de Registos e Notariado (IRN), no Campus da Justiça, continuaram a funcionar em horário alargado.

Estão a funcionar de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 15h, as seguintes lojas:

  • Loja de Cidadão das Laranjeiras

  • Loja de Cidadão de Marvila

  • Loja de Cidadão de Odivelas

  • Loja de Cidadão do Porto

  • Loja de Cidadão de Vila Nova de Gaia

  • Loja de Cidadão de Coimbra

  • Loja de Cidadão de Braga

  • Loja de Cidadão de Faro.

Está ainda disponível o atendimento sem marcação na grande maioria dos balcões do IRN. Saiba quais são os espaços com atendimento exclusivo por marcação.

Renovação automática do Cartão de Cidadão

Quem tem mais de 25 anos e os dados biométricos atualizados, pode optar pela renovação automática do Cartão de Cidadão. O IRN envia automaticamente a carta PIN com referência multibanco (MB) para pagar a renovação. O documento é depois enviado para a morada da sua casa.

Já foram renovados automaticamente mais de 757 mil cartões.

O envio do CC por correio também pode ser pedido nas renovações presenciais. Desde setembro de 2020, já foram enviados mais de 1.335.566 documentos por correio.

Recorde-se que os documentos, cujo prazo tenha expirado a partir de dia 24 de fevereiro de 2020, deixaram de ser aceites como válidos desde o início deste ano.

Fonte: Portal do Governo