Comprar o Cartão Andante

Informações sobre como e onde realizar a aquisição de Cartões Andante.

Canais de atendimento

  • Comprar no Local
    Adquira nos Balcões de atendimento da Entidade, pontos de venda Andante, postos de atendimento STCP, bilheiras CP com venda Andante ou Centro da Mobilidade

    Consulte o Tarifário Andante

    A qualquer momento 

    Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:

Quem pode comprar o Cartão Andante?

Quando se pode comprar o Cartão Andante?

  • A qualquer momento.

Onde comprar o Cartão Andante?

Quais os documentos e requisitos para comprar o Cartão Andante?

  • Cartão de papel: Não tem documentos e requisitos.

     

  • Cartão de plástico:

    1. Documento de identificação com fotografia (Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão, Passaporte, Cédula de Nascimento ou Carta de Condução);
    2. Fotografia a cores.
  • Se o cliente tiver direito ao tarifário social Júnior (menores de 13 anos):

    1. Fotocópia do documento de identificação entregue.
  • Se o cliente tiver direito ao tarifário social Estudante (alunos com idade até aos 25 anos inclusive, matriculados em cursos reconhecidos oficialmente de ensino primário, secundário, técnico-profissional, médio ou superior):

    1. Fotocópia do documento de identificação entregue;
    2. Documento comprovativo da matrícula no ano lectivo (Cartão de Estudante, Certificado de Matrícula ou Recibo de Matrícula);
    3. Fotocópia do documento comprovativo da matrícula no ano lectivo entregue.
  • Se o cliente tiver direito ao tarifário social Estudante (com idade inferior a 16 anos):

    1. Fotocópia do documento de identificação entregue.
  • Se o cliente tiver direito ao tarifário social Reformado/Pensionista (pessoas reformadas ou pensionistas pertencentes a agregados familiares cujo rendimento global não exceda 14 vezes o salário mínimo nacional):

    1. Prova de rendimento (Declaração de IRS do último ano ou declaração das Finanças indicando dispensa de entrega do documento anterior).
  • Se o cliente tiver direito ao tarifário social Sénior (pessoas com idade igual ou superior a 65 anos):

    1. Fotocópia do documento de identificação entregue
  • Se o cliente tiver direito ao tarifário social 4_18 (alunos de idades entre 4 e 18 anos – inclusive – que não frequentem o ensino superior e que não beneficiem de transporte escolar no âmbito da legislação aplicável):

    1. Declaração de matrícula (documento emitido pelo estabelecimento de ensino do aluno em modelo definido pela entidade competente, no ano lectivo a que respeita).
  • Se o cliente tiver direito ao tarifário social 4_18 (cuja idade não obrigue a frequência de qualquer grau de ensino obrigatório):

    1. Documento comprovativo de morada (Recibo da água, electricidade ou telefone, ou documento comprovativo de residência emitido pela Junta de Freguesia) ao invés da Declaração de Matrícula indicada no ponto 3.
  • Se o cliente tiver direito ao tarifário social sub23 (alunos de idades até aos 23 anos de idade – inclusive – que frequentem o ensino superior – cursos oficialmente reconhecidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior):

    1. Declaração de matrícula (documento emitido pelo estabelecimento de ensino superior do aluno em modelo definido entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria de Estado dos Transportes, no ano lectivo a que respeita).

Qual o preço para comprar o Cartão Andante?

Qual o prazo para comprar o Cartão Andante?

  • No momento.
  • Validade: Não tem

Como comprar o Cartão Andante?

O Cartão Andante é um cartão de tecnologia sem contacto que é o suporte necessário para carregar os Títulos de Transporte Andante, esses irão permitir ao cliente poder viajar em todos os operadores de transporte que sejam aderentes ao Sistema Intermodal Andante.

Existem actualmente dois tipos de cartão, os de papel (de cor azul) e os de plástico (de cor dourada). Os cartões de papel permitem apenas carregar títulos de transporte ocasional, enquanto que os de plástico além dos títulos de transporte ocasional também permitem o carregamento de títulos de assinatura.