Confirmar a alteração de morada do Cartão de Cidadão
A confirmação conclui o processo de alteração de morada do Cartão de Cidadão.
Pode confirmar a alteração de morada online, neste portal. Se preferir, pode deslocar-se a um Espaço Cidadão ou Balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN).
Deve confirmar a alteração de morada após receber a carta de confirmação e dentro do prazo indicado nesta.
Canais de atendimento
Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal
-
Online
Autentique-se com CMD ou Cartão de Cidadão
Gratuito
Só depois de confirmar a alteração de morada é que a morada fica alterada no Cartão de Cidadão
Este serviço pode ser feito com apoio por telefone ou videochamada. Clique no botão "Apoio" no lado direito da página para mais informações.
-
Balcão
Leve consigo o Cartão de Cidadão e a carta de confirmação de alteração de morada
Gratuito
Carregue no botão "Procurar" para encontrar um Espaço Cidadão perto de si
Quando confirmar a alteração de morada do Cartão de Cidadão?
Deve confirmar a alteração da morada depois de receber a carta de confirmação, e dentro do prazo indicado na carta.
A carta é enviada depois de ter feito o pedido de alteração de morada e deverá chegar em cinco dias úteis. Se a carta for enviada para o estrangeiro, Açores ou Madeira, pode demorar mais alguns dias a chegar.
Ultrapassado o prazo indicado na carta, não será possível confirmar a nova morada e terá de fazer um novo pedido de alteração de morada.
Quais os documentos e requisitos para confirmar a alteração de morada do Cartão de Cidadão?
Na Internet
Vai precisar de se autenticar no portal ePortugal com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão e ter consigo a carta de confirmação de alteração de morada.
Se estiver a fazer a confirmação para terceiros, vai precisar de se autenticar no portal ePortugal com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão. Tenha também consigo a carta de confirmação de alteração de morada e os dados do Cartão de Cidadão da pessoa para quem está a confirmar a alteração de morada.
Ao balcão
Vai precisar de levar consigo o Cartão de Cidadão e a carta de confirmação de alteração de morada.
Se estiver a fazer a confirmação para terceiros, vai precisar do seu Cartão de Cidadão e de levar consigo a carta de confirmação de alteração de morada e os dados do Cartão de Cidadão da pessoa para quem está a confirmar a alteração de morada.
Como confirmar a alteração de morada do Cartão de Cidadão?
Depois de receber a carta de confirmação na nova morada, deve confirmar o processo de alteração de morada no Cartão de Cidadão.
Para confirmar a morada através da internet:
- Aceda ao serviço de confirmação de alteração de morada
- Autentique-se com Chave Móvel Digital (CMD) ou Cartão de Cidadão
- Verifique o número do processo e morada e clique seguinte (caso a morada não esteja correta, terá de fazer um novo pedido de alteração de morada)
- Introduza o código de confirmação de morada (está na carta de confirmação que recebeu depois de pedir a alteração da morada). Se fizer a confirmação de morada em nome de outra pessoa, terá de inserir os dados, o número do processo e o código de confirmação associados ao pedido dessa pessoa.
Após a confirmação, verifique se o processo ficou concluído com sucesso e se a morada aparece atualizada.
Se precisar de ajuda para confirmar a alteração de morada, pode fazer o serviço com apoio por telefone (210 489010 ou 300 003 990) ou por videochamada. Clique no botão "Apoio" no lado direito da página para agendar a videochamada.
Caso não receba a carta de confirmação, deverá contactar os serviços competentes, através do número 210 990 111 (dias úteis, das 9h às 18h) ou do e-mail cartaodecidadao@irn.mj.pt.
Para confirmar a morada presencialmente dirija-se a um:
- balcão do IRN que trate de assuntos do Cartão de Cidadão
- balcão do IRN nas Lojas de Cidadão que disponibilizam o serviço
- Espaço Cidadão
- Posto Consular Português
- balcão da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) dos Açores
- Conservatórias da Região Autónoma da Madeira.
Só depois de confirmar a alteração de morada é que a morada fica alterada no Cartão de Cidadão. A nova morada é então comunicada à Segurança Social, Finanças, Saúde, Registos e recenseamento eleitoral (local de voto), entre outras entidades públicas.
Quanto custa confirmar a alteração de morada do Cartão de Cidadão?
A confirmação da alteração de morada é gratuita.
Qual o prazo para confirmar a alteração de morada do cartão de cidadão?
O prazo limite para a confirmação de alteração de morada do Cartão de Cidadão é de 90 dias. Pode ver a data limite exata na carta que recebeu com o código de confirmação de alteração de morada.
Se perdeu ou não recebeu a carta de confirmação de alteração de morada, deverá pedir a segunda via da carta.
Contactos para apoio