Requerer apoios sociais para crianças e jovens

Conjunto de respostas sociais com vista a apoiar as famílias e promover o desenvolvimento pessoal e social da criança num ambiente seguro e estimulante.

O acesso a estas respostas sociais depende, geralmente da localização dos equipamentos e serviços (devem estar situados na zona da residência das famílias ou razoavelmente próximos) e da capacidade das instituições do setor da Segurança Social para receber a criança ou o jovem.

Canais de atendimento

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

  • Requerer no local

    Dirija-se a um dos serviços de atendimento da Segurança Social, ou a uma instituição particular de solidariedade social, ou à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

    As crianças ou os jovens que beneficiam deste tipo de apoios pagam um valor pelo serviço prestado – comparticipação familiar – o qual é calculado com base nos rendimentos da família

    Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:

Quem pode requerer apoios sociais para crianças e jovens?

Quando se pode requerer apoios sociais para crianças e jovens?

A qualquer momento.

Onde requerer apoios sociais para crianças e jovens?

Para obter informações sobre estes apoios sociais deve dirigir-se:

Qual o preço para requerer apoios sociais para crianças e jovens?

As crianças ou os jovens que beneficiam deste tipo de apoios pagam um valor pelo serviço prestado – comparticipação familiar – o qual é calculado com base nos rendimentos da família.

As crianças até aos 3 anos de famílias do 1.º e 2.º escalões de comparticipação familiar têm direito a creches e amas gratuitas. O Instituto da Segurança Social (ISS) notifica diretamente as famílias, não sendo necessária qualquer inscrição.

A mensalidade é paga pelo ISS desde que as crianças frequentem uma creche pública ou uma creche abrangida pelo sistema de cooperação.

As crianças ou jovens podem, também, ter direito a outros subsídios ou prestações da Segurança Social.

Informações adicionais

Guias práticos