Atendimento nos serviços do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT)

No Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) pode tratar de serviços relacionados com a carta de condução, certificado de matrícula, certificado de motorista e licenciamento de veículos, entre outros. O acesso a estes serviços e o esclarecimento de dúvidas pode ser feito online, ao balcão, por telefone ou e-mail.

Nesta página encontra informações sobre:

SERVIÇOS DO IMT DISPONÍVEIS ONLINE

Alguns serviços do IMT podem ser feitos online através do portal IMTonline, a partir do seu computador ou smartphone.

  1. Pesquise o serviço que quer utilizar

Para saber se o serviço a que quer aceder pode ser feito no IMTonline, use a barra de pesquisa do ePortugal (no cimo desta página) e pesquise pelo serviço. Também pode pesquisar no portal do IMT mais informação sobre os serviços.

Todas as páginas dão informação sobre os canais através dos quais pode realizar os serviços e de que vai precisar. Os serviços do IMT que podem ser utilizados online têm uma ligação para o IMTonline.

  1. Escolha um meio de autenticação

Pode aceder ao IMTonline com um dos seguintes meios:

O serviço que procura é algum destes?

Estes são alguns dos serviços que pode fazer através do IMTonline:

Nota: Os pedidos de trocas de cartas de condução estrangeiras e a pesquisa de homologações são feitos online, exclusivamente.

ATENDIMENTO PRESENCIAL NO IMT

Os serviços do IMT são prestados em qualquer balcão desta entidade, incluindo os pontos de atendimento nas Lojas de Cidadão.

Em termos gerais, não precisa de agendar um atendimento presencial no IMT, mas é recomendado.

A marcação é obrigatória nas seguintes situações:

  • Entrega de documentos para troca de carta estrangeira por portuguesa - agendamento em Lisboa (Lojas de Cidadão Saldanha e Marvila), Porto, Setúbal e Faro
  • Atendimento a entidades coletivas (prestadores de serviços, escolas de condução e agências, por exemplo).

Pode fazer o agendamento online através da plataforma SIGA ou da SigaApp (disponível para iOS e Android).

Com ou sem marcação, o atendimento presencial está limitado a 3 processos (iguais ou diferentes) por pessoa.

Caso se desloque a um dos balcões do IMT sem marcação, pode tirar uma senha através da aplicação móvel SigaApp.

Nota: Se tem direito a atendimento prioritário não é preciso fazer marcação.

Existem vários serviços do IMT também disponíveis nos Espaços Cidadão, consulte a lista de serviços na página individual de cada espaço.

ATENDIMENTO POR TELEFONE OU E-MAIL NO IMT

Os pedidos de informações, dúvidas ou esclarecimentos, são feitos, de preferência:

  • através da Linha de Atendimento do IMT (210 488 488), aos dias úteis, das 9h às 17h, para qualquer assunto
  • através do formulário de contactos no portal do IMT, para questões sobre condutores, veículos, transportes, atividades marítimo-portuárias ou outros assuntos. A resposta será enviada para o seu endereço de email.

Informação atualizada 3 de novembro de 2002.