Casa Aberta: serviços do Cartão de Cidadão e Passaporte com horário alargado

Os serviços de renovação e levantamento do Cartão de Cidadão (CC) e os pedidos, renovações e levantamentos de Passaporte continuam disponíveis, em regime de Casa Aberta, nos balcões do Instituto dos Registos e Notariado (IRN) em algumas Lojas de Cidadão e no Campus da Justiça aos dias úteis, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 15h, sem marcação prévia.

Os Espaços Cidadão destas lojas também funcionam neste horário, para renovar o Cartão de Cidadão para maiores de 25 anos e alterar a morada do Cartão de Cidadão.

Nesta página também encontra informações sobre:

Depois da iniciativa Casa Aberta aos sábados, das 9h às 22h, entre 2 de outubro e 20 e novembro, este novo alargamento de horários, no mesmo regime, vai estar em vigor de 27 de novembro a 28 de fevereiro.

Os outros serviços mantêm-se no horário normal de funcionamento dos balcões. Sempre que possível faça o agendamento prévio ou verifique se é possível realizar o serviço online.

Lojas de Cidadão e senhas online

O atendimento no horário alargado e sem marcação prévia está limitado às senhas disponíveis para cada balcão. As senhas podem ser tiradas no local ou, para as Lojas de Cidadão, online. As senhas ficam disponíveis quinze minutos antes da abertura das lojas.

Ao longo do dia é possível que as senhas fiquem indisponíveis em determinados períodos, voltando a estar disponíveis mais tarde.

Para o levantamento do Cartão de Cidadão e do Passaporte, a distribuição de senhas será feita apenas no local.

Como tirar senha online para Loja de Cidadão
Para pedir a senha online, clique na ligação da loja e depois, no campo “Balcões e Senhas”, escolha o balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN) ou Espaço Cidadão. Pode receber a senha por SMS ou e-mail, acompanhar o estado do atendimento.

Também é possível tirar senhas no Mapa de Cidadão disponível através da app (para iOS ou Android).

Lojas em Casa Aberta:

Grande Lisboa

Grande Porto

Outras localidades

Como acompanhar o andamento das senhas

É possível receber um alerta por SMS quando se estiver a aproximar a sua vez. Envie uma mensagem para o número 3838 com o seguinte formato: SIGA (espaço) [CÓDIGO DA SENHA] (espaço) [NÚMERO DE SENHAS DE ANTECEDÊNCIA COM QUE QUER RECEBER O ALERTA]. Ex: SIGA 1234567 8. O código da senha está indicado na senha que receber na loja ou por sms ou e-mail.

Levantamento dos documentos

O Cartão de Cidadão (CC) e o Passaporte são levantados nas Lojas de Cidadão ou balcões que indicou no momento do pedido, quer seja em horário de funcionamento normal ou em horário alargado.

Não se esqueça que, para levantar o Cartão de Cidadão, vai ter de levar consigo a carta de códigos PIN que recebeu por correio. Nesta carta vem indicado o local de levantamento do Cartão de Cidadão.

Para mais informações consulte a página sobre o levantamento do Cartão de Cidadão.