Voluntariado em Portugal

O voluntariado em Portugal é desenvolvido por entidades promotoras, públicas ou privadas. Assim, as regras de candidatura e seleção dependem do programa de voluntariado a que se candidata.

Procurar voluntariado em Portugal

Sendo o voluntariado desenvolvido por uma grande quantidade de entidades, não há um ponto central de informação sobre todos os programas de voluntariado.

Para facilitar a procura de programas de voluntariado em Portugal, existem plataformas que juntam programas de várias entidades. Por exemplo, a Plataforma Portugal Voluntário ou o Programa Agora Nós, onde se podem inscrever pessoas com interesse em participar em ações de voluntariado e entidades que os desenvolvam. Assim, é possível que as entidades com projetos em curso encontrem pessoas com o perfil adequado ao projeto.

Para obter mais informações e conhecer mais organizações promotoras de voluntariado consulte o site da CASES.

Procurar voluntariado internacional

Além do voluntariado desenvolvido em Portugal, também há iniciativas de voluntariado internacional. Um dos projetos mais relevantes de voluntariado internacional desenvolvido em Portugal é o Corpo Europeu de Solidariedade, que permite a pessoas entre os 18 e os 30 anos participar em projetos de voluntariado, com uma duração de 2 a 12 meses, em Portugal ou noutros países da União Europeia.

Para obter mais informações e conhecer mais organizações promotoras de voluntariado consulte o site da CASES.

Contactos para assistência

Para obter mais informações ou se precisar de ajuda, contacte a CASES, através do: