Procurar emprego em Portugal

Se não encontrar emprego durante os primeiros seis meses da sua estada, poderá ter direito a prolongá-la. Para isso, tem de demonstrar que:

  • está ativamente à procura de emprego
  • tem boas hipóteses de encontrar trabalho.

Guarde cópias das suas candidaturas a vagas de emprego, das respostas de potenciais empregadores, e dos convites para entrevistas.

Saiba todas as informações sobre como procurar emprego em Portugal.

Tipos de empregos disponíveis

Antes de decidir viajar para Portugal para procurar emprego, contacte os serviços EURES no seu país, que poderão dar-lhe informações atualizadas sobre a situação do mercado de trabalho em Portugal. Se já se encontra em Portugal, pode procurar emprego no portal do IEFP em áreas como:

  • Tecnologias de Informação e Comunicação (sobretudo engenheiros de informática com perfis de especialização muito específicos)
  • Indústrias metalúrgica e metalomecânica (trabalhadores qualificados)
  • Saúde (médicos de especialidades diversas)
  • Turismo, Hotelaria e Restauração (cozinheiros, empregados de mesa e bar)
  • Agricultura (com caráter sazonal, sobretudo para a apanha de fruta e produtos hortícolas)
  • Construção (carpinteiros, eletricistas e outros operários qualificados)
  • Centros de Contacto (Call/Contact Centres, Business Support Centres e Shared Service Centres*), englobando funções nas áreas das vendas, administrativa, de recursos humanos, de contabilidade e de controlo de gestão). Esta é uma área que necessita de  profissionais com conhecimentos linguísticos muito específicos.

* Para trabalhar nas áreas de Business Support Centres e Shared Service Centres poderá não ser necessário o conhecimento da língua portuguesa. Por norma, a língua de trabalho é a nativa e/ou o inglês. 

Nas restantes áreas, são indispensáveis competências linguísticas ao nível do Português, sobretudo nas profissões que requerem relacionamento com o público. O conhecimento de outras línguas, como o Inglês, o Espanhol, o Francês ou o Alemão, pode ser uma vantagem, em particular no setor do Turismo.

Onde procurar ofertas de emprego

Empresas de trabalho temporário

Aceitar um trabalho temporário pode ser um primeiro passo para encontrar um trabalho mais estável. Pode, para isso, recorrer a uma empresa de trabalho temporário, que cede os seus trabalhadores a outras empresas.

Para mais informações, consulte a secção de Trabalho Temporário no site do IEFP

Serviços de Emprego

Pode inscrever-se num Centro de Emprego ou serviço de emprego do IEFP e informar-se sobre ofertas de emprego disponíveis em todo o país. Para tal, tem que apresentar o seu documento de identificação:

  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, para cidadãos nacionais
  • Documento de identificação ou passaporte, para cidadãos estrangeiros

Consulte o portal ePortugal para saber como se inscrever no Centro de Emprego.

Saiba mais informações no portal iefponline.

Contactos para assistência

Para obter mais informações ou se precisar de ajuda, contacte o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), através do: