Direção Regional de Cultura do Norte

A Direção Regional de Cultura do Norte tem por missão, na respetiva circunscrição territorial e em articulação com os organismos centrais do Ministério da Cultura, a criação de condições de acesso aos bens culturais, o acompanhamento das atividades e a fiscalização das estruturas de produção artística financiadas pelo Ministério da Cultura, o acompanhamento das ações relativas à salvaguarda, valorização e divulgação do património arquitetónico e arqueológico e, ainda, o apoio a museus.

A Direção Regional de Cultura do Norte é um organismo desconcentrado do Ministério da Cultura, criado pelo Decreto-Lei n.º 215/2006 de 27 de outubro. A sua missão e atribuições estão consignadas no Decreto Regulamentar n.º 114/2012, de 25 de maio.

Estrutura-se numa unidade orgânica nuclear, designada por Direção de Serviços dos Bens Culturais, e em 7 unidades orgânicas flexíveis:

  • Divisão de Gestão Financeira e de Recursos Humanos
  • Divisão de Promoção e Dinamização Cultural

Serviços dependentes:

  • Museu do Abade de Baçal e Domus Municipalis de Bragança
  • Museu dos Biscainhos e Museu D. Diogo de Sousa
  • Museu da Terra de Miranda e Concatedral de Miranda do Douro
  • Museu de Alberto Sampaio e extensão Palacete de S. Tiago, Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães e Igreja de S. Miguel do Castelo
  • Museu de Lamego e Coordenação da Rede de Monumentos do Vale do Varosa

COVID-19 / novo coronavírus - AVISO
Medidas de caráter extraordinário para os serviços de atendimento ao público

Verifique se o serviço que procura está disponível online ou por telefone. Alguns serviços podem continuar disponíveis por atendimento presencial, dependendo de certas condições. Saiba mais abaixo.

A DRCN já retomou o atendimento presencial, mas continua a privilegiar o contacto online ou telefónico.

Para acompanhar pedidos de parecer de licenciamento urbanístico vinculativo ou emissão de certidões de direito de preferência, envie e-mail para dsbc.drcn@culturanorte.gov.pt.

Pode contactar a DRCN por:

Todos os Museus e Monumentos sob gestão da Direção Regional de Cultura do Norte já reabriram. Saiba mais sobre o Património a Norte.

A Direção Regional de Cultura do Norte decidiu autorizar a entrega dos relatórios de arqueologia pelo e-mail - arqueologia@culturanorte.gov.pt

Os relatórios devem ser enviados em formato PDF com tamanho máximo de 10Mb. No assunto da mensagem deve ser referenciado o local dos trabalhos.