Instituto Nacional de Estatística

O INE como uma Autoridade Estatística independente e credível, que desenvolve processos estatísticos metodologicamente avançados, que recorre à inovação tecnológica, à ciência de dados, à integração de múltiplas fontes para fins estatísticos, no respeito pela confidencialidade dos cidadãos e entidades, e que devolve à sociedade estatísticas de valor para um melhor conhecimento, investigação e a tomada de decisão.

Valores do INE
O INE, em linha com o Código de Conduta para as Estatísticas Europeias, pauta-se por Valores de:

  • Profissionalismo, ética e respeito pela confidencialidade;
  • Independência técnica, objetividade e imparcialidade;
  • Valorização dos recursos humanos e desenvolvimento de novas competências;
  • Compromisso para com a Qualidade;
  • Criatividade, inovação e melhoria contínua dos processos;
  • Respeito pelos detentores de fontes de dados;
  • Sucesso nas parcerias com entidades externas;
  • Satisfação das necessidades estatísticas diferenciadas.

O INE tem por Missão produzir, de forma independente e imparcial, informação estatística oficial de qualidade, relevante para a Sociedade, promovendo a coordenação, a análise, a inovação e a divulgação da atividade estatística nacional, garantindo o armazenamento integrado de dados.

COVID-19 / novo coronavírus - AVISO

Medidas de caráter extraordinário para os serviços de atendimento ao público

Verifique se o serviço que procura está disponível online ou por telefone. Alguns serviços podem continuar disponíveis por atendimento presencial, dependendo de certas condições. Saiba mais abaixo.

Atendimento a investigadores

É assegurado o devido apoio e acesso às bases de microdados anonimizados. O acesso ao safe center nas instalações do INE a investigadores acreditados está sujeito a agendamento prévio. Os pedidos de agendamento devem ser submetidos no Portal do INE – Pedidos de informação.

Toda a informação sobre como ter acesso às bases de microdados anonimizados para fins de investigação científica (instruções para acreditação e informação sobre as bases de dados disponíveis) pode ser consultada no portal do INE.

O atendimento presencial nas Bibliotecas do INE está sujeito a agendamento prévio. Os pedidos de agendamento devem ser submetidos no Portal do INE – Pedidos de informação.

O serviço de apoio aos utilizadores de informação estatística e respondentes é assegurado por e-mail, telefone e internet. Saiba mais abaixo.

Pedidos de informação estatística

Atendimento a jornalistas

  • E-mail - sci@ine.pt 
  • Telefone direto - 218 426 110    
  • Telefone geral - 218 426 100 (ext:1248/1473) (dias úteis das 09:00 às 18:30) 

Atendimento aos inquiridos nos inquéritos do INE