Associações e cooperativas portuguesas - Pedido de atribuição de Estatuto de Utilidade Pública
As associações ou cooperativas portuguesas (pessoas coletivas privadas sem fins lucrativos) podem pedir o estatuto de utilidade pública.
Nota: As fundações portuguesas e as representações permanentes de fundações ou de outras pessoas coletivas estrangeiras sem fins lucrativos devem fazer os pedidos nos serviços correspondentes.
Canais de atendimento
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Pedir Online
Pedir o estatuto de utilidade pública
Procedimento e requisitos
Documentos e requisitos
termo de Posse ou Procuração em formato digital
opcional: Certidão permanente com validade mínima de 1 ano ou certidão comercial
cartão de pessoa coletiva atualizado
relatório pormenorizado conforme modelo 1 disponível no site da SGPCM
cópia do ato de constituição acompanhado do respetivo documento complementar e comprovativo da publicação no Diário da República ou no Portal da Justiça
cópia do texto estatutário atualizado (versão consolidada com indicação da data de adoção de cada disposição alterada). Se os estatutos nunca foram alterados, não é necessário apresentar este documento
se aplicável, informação sobre todas as alterações estatutárias efetuadas e fotocópia da respetiva publicação
pareceres do órgão de fiscalização a respeito dos relatórios de atividades e de contas dos últimos três anos e cópias das atas de aprovação dos relatórios pelo órgão competente
certidão do cumprimento das obrigações fiscais ou autorização para a consulta da situação tributária por parte da SGPCM
declaração comprovativa da regularização da situação contributiva perante a Segurança Social ou consentimento para consulta por parte da SGPCM
caso se aplique, lista de assalariados/prestadores de serviços com indicação do valor das remunerações/honorários e informação sobre a qualidade de associado/membro de orgãos sociais
parecer fundamentado da câmara municipal (CM) da sede. Nota: se o pedido de parecer à CM tiver sido feito há mais de 60 dias úteis e não tiver sido emitido, juntar comprovativo do pedido de parecer
opcional - comprovativos de cooperação com a Administração Pública (protocolos, acordos ou outros)
opcional - parecer pormenorizado e fundamentado de uma entidade pública com atribuições no setor de atividade da requerente, que ateste a sua cooperação com a administração. Podem ainda ser apresentados pareceres de outras entidades públicas ou privadas relevantes do setor que atestem os benefícios que a finalidade da atividade tem para os cidadãos e para a sociedade.
Procedimento
- apresentação do pedido no ePortugal e instrução do processo pelo representante legal da entidade
- análise do processo pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM)
- (eventual) indeferimento liminar
- (eventual) pedido de pareceres adicionais a entidades competentes na área de atuação da entidade requerente
- (eventual) convite ao aperfeiçoamento do pedido
- proposta de decisão
- decisão do membro do Governo competente
- publicação da decisão no Diário da República, quando favorável.
Prazo de emissão/decisão
120 dias úteis desde o pedido de atribuição do estatuto de utilidade pública ou desde a notificação para completar o pedido.
Quanto custa
Informação Adicional
Em caso de dúvidas, entrar em contacto com a SGPCM através do email utilidade.publica@sg.pcm.gov.pt.
Âmbito Territorial
Associações e cooperativas portuguesas de âmbito nacional, regional ou local. Nota: Exclui associações e cooperativas que exerçam a sua atividade em exclusivo numa das Regiões Autónomas.
Legislação, recusas, impugnação, queixas
Legislação
Meios de impugnação/Queixa ao Provedor de Justiça
Gerais do Código de Procedimento Administrativo (CPA).
Entidade Competente
Secretaria-Geral da Presidência de Conselho de Ministros
Morada: Rua Professor Gomes Teixeira, n.º 2 1399-022 LISBOA
Número de telefone: 213 927 600
Endereço de e-mail: sec-geral@sg.pcm.gov.pt
Endereço web: https://www.sg.pcm.gov.pt/