3 milhões de renovações de Cartão de Cidadão feitas sem deslocações

08.08.2022

Em dois anos, os serviços de renovação online, automática e de entrega em casa já evitaram mais de três milhões de deslocações presenciais aos serviços do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN).

A renovação automática do Cartão de Cidadão, disponível para cidadãos com mais de 25 anos, já permitiu a cerca de 1,2 milhões de portugueses renovarem automaticamente o seu documento de identificação e recebê-lo em casa, por correio. 

O serviço online de pedido de Cartão de Cidadão para recém-nascidos também permite aos pais tratarem tudo sem deslocações. Neste quatro meses foram pedidos aproximadamente 3 mil cartões de cidadão para crianças com menos de um ano.

A entrega do cartão ao domicílio está disponível para cidadãos com morada em Portugal, podendo ser pedida no momento da renovação, seja no atendimento presencial ou nos serviços online de renovação e registo de nascimento.

Quem resida no estrangeiro pode pedir para o cartão ser enviado para o Consulado da área de residência que, caso tenha disponível o serviço de entrega ao domicílio, envia o documento para a morada do cidadão.

Fonte: Instituto dos Registos e do Notariado