Abertas novas convocatórias para os Ecossistemas Europeus de Inovação

12.01.2022

Os Ecossistemas Europeus de Inovação, integrados no Pilar 3, do Horizonte Europa, “Europa Inovadora”,  abriram as convocatórias para os destinos CONNECT e SCALEUP. As candidaturas decorrem online até 26 de abril.

O programa contempla 3 destinos, entre os quais o CONNECT e o SCALEUP, e dirige-se a universidades, Governo, empresas e sociedade. Incluem-se ainda organismos de suporte aos ecossistemas de inovação nacionais, regionais e locais, bem como outras entidades públicas e privadas.

O CONNECT tem duas oportunidades em aberto:

  • “Towards more inclusive networks and initiatives in European innovation ecosystems” para aumentar a eficiência e capacidade de inovação da Europa, através da expansão da cooperação e do alargamento da participação de intervenientes e territórios mais diversificados. 
  • “Integration of social innovation actors in innovation ecosystems” procura sensibilizar e facilitar o acesso dos empreendedores sociais aos recursos dos ecossistemas de inovação pan-europeus, nacionais, regionais e locais.

Já o “Expanding Entrepreneurial Ecosystems”, no âmbito do SCALEUP, foca-se na melhoria das capacidades empreendedoras dos jovens em ecossistemas de inovação de países classificados como inovadores “modestos” e “moderados”.

Os Ecossistemas Europeus de Inovação contemplam o financiamento de atividades de apoio ao fortalecimento, conectividade e inclusão dos ecossistemas de investigação e inovação europeus.

Fonte: Agência Nacional de Inovação