ACT divulga 19 recomendações para o regresso ao trabalho

06.05.2020

A ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho divulgou um conjunto de 19 recomendações para adaptar os locais de trabalho e proteger os trabalhadores, durante a pandemia da COVID-19.

As medidas recomendadas vão no sentido do que tem sido defendido pelas autoridades de saúde desde o início do surto e são repartidas entre empresas e trabalhadores.
 
De acordo com a ACT, é importante que os locais de trabalho interiores sejam ventilados, preferencialmente através do reforço da ventilação natural. E que o reforço  da manutenção e da limpeza dos sistemas de ventilação e ar condicionado seja garantido.

As empresas também devem assegurar, sempre que necessário e possível, a alteração da disposição dos postos de trabalho, para manter o distanciamento físico e reduzir o contacto entre os funcionários. Se não houver possibilidade de alterar os locais de trabalho, a ACT recomenda a criação de uma barreira física entre os funcionários, utilizando, por exemplo, divisórias.

Os empregadores devem assegurar que os trabalhadores têm acesso aos equipamentos de proteção individual adequados aos riscos profissionais e às funções que desempenham.

Pode ler todas as recomendações no documento divulgado pela ACT.