Assistente virtual com Inteligência Artificial vai apoiar os cidadãos no ePortugal

26.05.2023

O portal ePortugal passa a partir de hoje, 26 de maio, a disponibilizar apoio aos cidadãos através de uma assistente virtual com avatar, que usa Inteligência Artificial (IA). A apresentação decorre esta manhã, às 10h30, no Centro Cultural de Belém e em direto no canal de Youtube da AMA. Na apresentação será feita uma demonstração do projeto.

A assistente virtual tem como objetivo ajudar o cidadão na sua interação digital com os serviços públicos e tem a Chave Móvel Digital como serviço piloto para o uso desta tecnologia. A assistente virtual estará disponível 24 horas por dia.

O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, indica que: “este lançamento representa um marco significativo na transformação digital dos serviços públicos em Portugal e um dos elementos da nova estratégia de atendimento do futuro que a AMA está a desenvolver. Além de promover a aproximação entre o Estado e os cidadãos, trata-se de uma solução inovadora, que adiciona um avatar com voz em língua portuguesa aos canais de comunicação com o setor público”.

Esta solução tecnológica resulta de um trabalho conjunto da AMA com várias entidades privadas, como a Microsoft, enquanto fornecedor da tecnologia Cloud de base à solução, através do Azure OpenAI Service e suporte ao desenvolvimento do piloto. A este parceiro tecnológico, juntou-se a Defined.AI, que desenvolveu o modelo de voz otimizado para português e articulou o desenvolvimento do avatar com uma start-up especializada em inteligência artificial, a Daredata, parceiro responsável pela integração e implementação do piloto.

Fonte: AMA