CAF distingue Portugal como exemplo na Transformação Digital do Setor Público
O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) lançou o relatório “Portugal – Leapfrogging Digital Transformation”, onde apresenta a Estratégia de Transformação Digital de Portugal dos últimos anos. Disponibiliza também algumas experiências e recomendações para os países da América Latina, tendo como exemplo a experiência portuguesa.
Para a estratégia de Transformação Digital foram adotadas soluções comuns, sendo que a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) desenvolveu duas soluções para serem utilizadas a nível governativo, a identidade digital e a plataforma de interoperabilidade, funcionando como alicerces para a implementação da estratégia de Transformação Digital.
No relatório, destaca-se que a crise provocada pela COVID-19 acelerou a urgência da transformação digital de governos de todo o mundo para enfrentar o aumento das expectativas dos cidadãos digitais na prestação dos serviços públicos. O que era importante antes, tornou-se essencial. “Países que fizeram mais progresso nas suas viagens de transformação digital têm sido mais capazes de resistir à tempestade e estão melhor posicionados para a recuperação”. Neste contexto, afirma-se no relatório que a experiência de Portugal proporciona muitas lições valiosas para reformadores digitais em todo o mundo.
Segundo o relatório, as principais lições aprendidas com a estratégia de transformação digital de Portugal são:
- iniciativas de participação cívica, especialmente desenvolvidas através do Programa Simplex, e complementadas com medidas de apoio à capacitação humana e promoção da inovação, bem como de planos de ação setoriais
- simplificação administrativa, desburocratização e digitalização
- estrutura de governança institucionalizada e com poderes
- a adoção de novas metodologias para desenho e implementação de serviços, nomeadamente através da plataforma de interoperabilidade da Administração Pública e de mecanismos de Inteligência Artificial e Blockchain.
O estudo destaca ainda a abrangência do modelo português na definição da estratégia de Transformação Digital que inclui a oferta de serviços inovadores, a adoção de uma abordagem multicanal para a prestação de serviços, a oferta de soluções técnicas comuns como serviços partilhados em toda a Administração Pública, e o desenvolvimento de elevados padrões de usabilidade e acessibilidade.