Candidaturas abertas para estágios na Comissão Europeia

11.01.2022

Estão abertas, até 31 de janeiro, as candidaturas a estágios remunerados na Comissão Europeia. Os estágios são em atividades administrativas e tradução e destinam-se a licenciados em todas as áreas.

Os estagiários recebem um subsídio mensal para cobrir as despesas de subsistência durante o estágio, que tem a duração de cinco meses.

Para se candidatar, deve reunir as seguintes condições:

  • Ter cidadania da União Europeia (existe um número limitado de vagas para nacionais de países terceiros)

  • Ter concluído uma licenciatura até 31 de janeiro de 2022

  • Não ter realizado um estágio noutra instituição ou organismo da União Europeia

  • Não ter trabalhado mais de 6 meses ou 42 dias seguidos numa instituição europeia, organismo, agência de execução e delegação da UE ou para membros do Parlamento Europeu

  • Ter um nível avançado (nível C1/2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) em duas línguas oficiais da UE: alemão, inglês ou francês. No caso dos nacionais de países terceiros, basta apenas ter conhecimento de uma língua

  • Ser capaz de traduzir de duas outras línguas oficiais da UE para a sua língua materna.

As tarefas dos estágios na área administrativa incluem organizar reuniões, participar em grupos de trabalho e audições públicas, preparar documentos de trabalho e relatórios, responder a perguntas de cidadãos ou dar apoio à gestão de projetos.

Na área de tradução, os estagiários ficam integrados numa unidade da Direção-Geral da Tradução e têm uma experiência prática do trabalho de um tradutor numa instituição europeia.

Fonte: Portal da Agência para o Desenvolvimento e Coesão