COVID-19: Vacinados com Janssen recebem dose de reforço a partir de dezembro

25.11.2021
ATENÇÃO! ESTA NOTÍCIA ESTÁ DESATUALIZADA - Para informações sobre as medidas em vigor em relação à vacinação COVID-19 em Casa Aberta e senhas digitais, consulte o portal da DGS.

Os centros de vacinação vão estar abertos nos dias 5, 8, 12 e 19 dezembro para vacinar a população com mais de 50 anos a quem foi administrada a vacina da Janssen contra a COVID-19. Esta medida irá abranger cerca de 250 mil pessoas.

Os restantes utentes que foram vacinados com a dose única da Janssen serão progressivamente agendados consoante a faixa etária.

Atualmente, é elegível para a dose de reforço as pessoas nas seguintes situações:

  • Residentes e utentes de lares de idosos
  • Pessoas com 65 ou mais anos de idade
  • Profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados
  • Profissionais de lares de idosos e residências e similares
  • Bombeiros envolvidos no transporte de doentes
  • Pessoas com mais de 16 anos e com imunossupressão (com tratamentos previstos na Norma 002/2021 da DGS)
  • Pessoas com 18 ou mais anos de idade com a vacina da Janssen.

Casa Aberta para mais de 75 anos e autoagendamento para maiores de 65

Até ao momento, a modalidade Casa Aberta para a terceira dose da vacinação contra a COVID-19 e contra a gripe está em funcionamento apenas para pessoas com 75 ou mais anos. Para isso, basta dirigir-se diretamente ao centro de vacinação mais próximo ou ao centro de saúde da área de residência.

O autoagendamento para ambas as vacinas está disponível para quem tenha mais de 65 anos, embora estejam a ser enviadas convocatórias, através de SMS, para esta população.

Intervalo entre doses encurtado

Para além da população que já está a receber a terceira dose da vacina contra a COVID-19, passa também a estar incluído quem recuperar da doença e tenha recebido uma dose.

A DGS decidiu ainda encurtar o intervalo entre a segunda e a terceira dose para um período de 150 a 180 dias, ou seja, 5 a 6 meses.

Fonte: Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS)