Retomado o atendimento presencial sem marcação prévia

14.06.2021

O atendimento presencial sem marcação prévia volta a estar disponível nos balcões de registo (com exceção dos que estão localizados nos concelhos de risco elevado ou muito elevado, e inseridos em Lojas de Cidadão) e nas delegações do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). No entanto, recomenda-se o pré-agendamento.

Todos os agendamentos já feitos serão mantidos e realizados na data prevista. Em alguns locais, onde já existe um elevado número de agendamentos feitos, poderá haver menor disponibilidade para o atendimento espontâneo.
Sempre que não seja possível assegurar o atendimento espontâneo, será feito o agendamento para atendimento na data mais próxima possível.
Pessoas que se enquadrem no regime de atendimento prioritário terão prioridade no atendimento sem marcação. O mesmo se aplica a: 

  • profissionais de saúde, elementos das forças e serviços de segurança e dos órgãos de polícia criminal, de proteção e socorro, pessoal das Forças Armadas e prestação de serviços de apoio social 
  • destinatários de entregas de cartões de cidadão com o nível de prioridade urgente.

O atendimento presencial sem agendamento prévio nas Lojas de Cidadão está previsto retomar no próximo dia 28 de junho. 

IMT apresenta três formas de contacto

No atendimento presencial sem marcação, disponível entre as 09h e as 16h, cada cidadão/ã pode tratar até três processos. Pedidos de trocas de cartas de condução estrangeiras e pesquisa de aprovações são efetuados, em exclusivo, nas plataformas disponíveis no portal do IMTonline

As pessoas que optem pelo atendimento presencial por marcação podem fazê-lo através da plataforma SIGA ou enviando um e-mail para marc.agendamentos@imt-ip.pt. O atendimento de entidades coletivas (prestadores de serviços) é feito exclusivamente por marcação. 

O IMT disponibiliza ainda os seguintes meios de atendimento não presenciais, com o objetivo de esclarecer os/as cidadãos/ãs:

  • formulários para questões relacionadas com condutores, veículos, transportes, atividades marítimo-portuárias, entre outras
  • telefone, através do contacto 210 488 488, disponível das 09h às 17h.

Mantém-se a obrigação do uso de máscara no acesso aos espaços de atendimento ao público.

Fonte: IMT