FCT cria novo Centro de Competências em Computação Avançada

11.11.2020

A FCT - Fundação Portuguesa para a Ciência e a Tecnologia assinou um protocolo de cooperação com a Universidade de Aveiro para a criação de um Centro de Competências em Computação Avançada, que vai reforçar a Rede Nacional de Computação Avançada.

Esta nova estrutura - Advanced Computing Portugal 2030 - tem três áreas de intervenção: criação de infraestruturas de supercomputação no país, retenção de talento com competências digitais avançadas (inteligência artificial e big data, entre outras) e a dinamização de políticas públicas que permitam preencher a lacuna entre infra estruturas e pessoas.

Irá ainda funcionar “como uma porta de entrada para os quatro Centros de Supercomputação (HPC), com capacidade de alto armazenamento e de preparação e recuperação dos dados desses centros”, assegurando ainda um papel importante na análise desses dados, explica a FCT.

Os quatro centros de supercomputação referidos são o MACC - Minho Advanced Computing Center, o LCA – Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra, a High Performance Computing da Universidade de Évora e a Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída, em Lisboa.
 
As instituições que acolhem estes Centros de Competências recebem uma verba da FCT para apoiar a compra de equipamentos e a contratação de recursos humanos e receberão também em breve um forte impulso do projeto europeu “EuroCC”, um programa de financiamento do Horizonte 2020
 
Fonte: Portugal 2020