Google Portugal e Governo assinam programa de cooperação para recuperação económica

30.09.2020

A Google Portugal e o Governo português assinaram hoje um memorando de entendimento que visa a recuperação económica e a aceleração da transição digital, em que as competências digitais e empregabilidade são as principais áreas previstas no documento.

O programa “Grow Portugal with Google” está alinhado com as prioridades definidas pelo Governo nas competências digitais, empregabilidade, startups e inteligência artificial.

O memorando de entendimento, assinado pelo Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira e pelo Country Manager da Google Portugal, Bernardo Correia, estabelece seis programas para desenvolver uma rápida aceleração da adoção tecnológica, atualmente em curso:

  • Empregos na Pesquisa Google (a partir de hoje): em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), quando as pessoas pesquisarem por empregos no Google terão uma experiência que lhes permitirá explorar empregos na internet e refinar as pesquisas para irem ao encontro às suas necessidades. Esta experiência já ligou 10 milhões de pessoas a empregos em todo o mundo.
  • Atelier Digital (a partir de 6 de outubro): desde 2016, mais de 83.000 portugueses foram formados em competências digitais através do Atelier Digital - cursos online e presenciais em colaboração com o Conselho Coordenador dos Politécnicos Portugueses. Agora, a versão presencial do Atelier Digital foi convertido para o online, numa versão webinar com um total de 10 sessões com 10 politécnicos diferentes. Este ano, o objetivo da Google é treinar 32.000 portugueses em competências digitais.
  • Android Training Program (a partir de 14 de outubro): Em 2019, a Google, em parceria com instituições de educação, lançou o programa para formar os portugueses em programação. Até ao momento, foram realizados 14 eventos com um total de mais de 3.000 programadores formados. Agora, o Android Training Program é alargado para incluir formação em Cloud e machine learning e surgem novas parcerias com Universidades para eventos online com o objetivo de formar mais 3.000 programadores ao longo de 12 eventos.
  • AI for Business (brevemente): O lançamento desta ferramenta em Portugal irá proporcionar às empresas obterem recomendações personalizadas sobre como podem implementar a Inteligência Artificial nos seus negócios.
  • A Google juntou-se ainda à Indico Capital Partners para lançar o programa de aceleração Indico Accelerator Program powered by Google for Startups. O programa está atualmente a decorrer com o apoio da StartUp Portugal e será concluído em Junho de 2021. O programa inclui mentoring, formação, masterclasses, apoio na obtenção de financiamento, recrutamento e segmentação de produto e de consumidores da parte da Google e da Indico.
  • Em paralelo, a Google lançou com a AICEP três webinars gratuitos com foco na expansão internacional para mostrar como o digital pode ajudar as empresas, e em especial empresas de retalho, da escolha do mercado correto à preparação para ser uma empresa global.

Em julho, a Google  assumiu um novo compromisso de ajudar 10 milhões de pessoas e negócios na Europa, Médio Oriente e África (EMEA) a encontrar empregos, na digitalização e a crescer.

Fonte: Portal do Governo