Governo aprova Programa Internacionalizar 2030

01.03.2021

O Programa Internacionalizar 2030, aprovado na última reunião do Conselho de Ministros, define prioridades no âmbito da internacionalização da economia portuguesa, da captação de investimento direto estrangeiro (IDE) para Portugal e do fortalecimento do investimento direto português no estrangeiro (IDPE).

A estratégia de internacionalização e de investimento para a década, articulando os vários agentes públicos e privados, tem como objetivo o posicionamento da economia nacional no mercado global, promovendo o crescimento económico, a criação de emprego qualificado, maior valor acrescentado nacional e ainda maior coesão territorial.

Este programa, que se apresenta no seguimento do Programa Internacionalizar 17-19, tem seis eixos de intervenção:

1) Business and Market Intelligence: antecipa tendências e oportunidades através da recolha, análise, partilha e monitorização de informação de apoio ao desenvolvimento de estratégias de internacionalização e de atração de investimento.

2) Formação e Qualificação dos Recursos Humanos e do Território: promove a formação e qualificação de recursos humanos, orientados para a atividade internacional e mercados externos.

3) Financiamento: desenvolve novos instrumentos de apoio às empresas, beneficiando a sua atividade nacional e internacional. 

4) Apoio no Acesso aos Mercados e ao Investimento em Portugal: promove medidas que visam a identificação, abertura e diversificação de mercados-alvo.

5) Desenvolvimento da Marca Portugal: medidas que promovem o incremento da imagem de Portugal no estrangeiro. 

6) Política Comercial e Custos de Contexto: apoia a conclusão de novos acordos de comércio livre pela União Europeia, e acompanha a execução dos que já estão celebrados.

Estão ainda contempladas medidas específicas para responder aos desafios resultantes da COVID-19, à atividade exportadora e à angariação de investimento.

A coordenação da execução do Programa Internacionalizar 2030 caberá, na sua dimensão política, aos Negócios Estrangeiros e na sua dimensão técnica à Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Fonte: Portal do Governo