Governo lança Portal Mais Transparência

28.04.2021

Os fundos europeus estiveram em destaque no lançamento do Portal Mais Transparência, que aconteceu esta quarta-feira, dia 28 de abril. A nova plataforma permite consultar a informação disponibilizada pelo Estado, de forma mais acessível e simplificada. A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) foi uma das entidades responsáveis pela criação do portal.

Nesta primeira fase, o portal vai ainda disponibilizar informação sobre o Portugal 2020 e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Até ao final do ano, serão acrescentados mais 3 novos segmentos de informação: o Orçamento do Estado, o incremento da informação sobre os Fundos Estruturais, designadamente o Portugal 2030, e a execução do PRR.

O Portal Mais Transparência foi desenvolvido para cumprir os requisitos de acessibilidade digital, assegurando a utilização por todos os cidadãos portadores de deficiência ou limitações.

No caso dos fundos europeus, o projeto envolve a AMA e a Agência para o Desenvolvimento e Coesão (ADC). A parceria entre entidades da Administração Pública será replicada nas futuras áreas do portal.

A sessão de apresentação contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, o Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, a Comissária Europeia, Elisa Ferreira, entre outros membros do executivo. 

Fonte: Agência para a Modernização Administrativa