Governo proíbe circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

17.06.2021

O Governo decidiu retomar a proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) aos fins de semana. A medida entra em vigor já esta sexta-feira, dia 18 de junho, a partir das 15h, estando proibida a entrada e saída da AML até às  06h de segunda-feira.

De acordo com a Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a medida pretende evitar no resto do país o aumento de incidência de COVID-19 que se tem verificado na Área Metropolitana de Lisboa.

Mariana Vieira da Silva destacou também que grande parte dos concelhos em situação de alerta (Alcochete, Águeda, Almada, Amadora, Barreiro, Grândola, Lagos, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira) estão localizados na área de Lisboa. 

Sesimbra regista, pela segunda semana consecutiva, mais de 240 casos por 100 mil habitantes e, por isso, recuou no processo de desconfinamento, estando previsto, entre outras medidas, o encerramento da restauração e dos estabelecimentos às 15h30 durante o fim de semana.

Nove concelhos com regras mais restritas para contenção da COVID-19

Os concelhos de Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã e Sintra estão agora nas medidas que estavam em vigor até ter entrado a última fase de desconfinamento, a 10 de junho. Já os concelhos de Alcanena, Paredes de Coura, Santarém e Vale de Cambra recuperaram e estão já abaixo do limiar de alerta aplicável.

A Ministra reforçou a importância dos/as cidadãos/ãs continuarem a adotar medidas para conter a pandemia, nomeadamente  a utilização de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos.

Fonte: Portal do Governo