Horário alargado em 176 centros de saúde em todo o país

29.11.2022

Há 176 centros de saúde, de norte a sul do país, com horário de atendimento alargado durante a semana ou aos fins de semana. O objetivo desta medida, que vai estar em vigor durante os meses de outono e inverno, é diminuir a procura dos serviços de urgência em situações não emergentes.

Os horários podem ser consultados no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Basta selecionar o separador “Medidas prioritárias”, carregar na opção “Medidas para o Cidadão/Comunidade” e escolher a região que pretende consultar. A atualização dos horários será feita regularmente.

Aconselha-se, no entanto, que ligue primeiro para o SNS 24 (808 24 24 24), para que seja feita a triagem e o encaminhamento adequado da sua situação.

“Via verde ACeS”

Está também em curso a “Via Verde ACeS” nos serviços de urgência, que permite que os utentes triados como não urgentes (pulseira branca, azul ou verde) nos hospitais, sejam encaminhados para os centros de saúde. Os utentes serão atendidos no prazo de 24 horas, com hora previamente definida.

Nestes casos, os utentes estão isentos do pagamento das taxas moderadoras.

Estas medidas integram o Plano Estratégico do Ministério da Saúde para a Resposta Sazonal em Saúde – inverno 2022-2023.

Fonte: Portal do Governo