Linha de apoio ao turismo reforçada com 20 milhões de euros

23.02.2021

A Linha de Apoio à Tesouraria das Micro e Pequenas Empresas do Turismo foi reforçada em 20 milhões de euros, tendo agora um orçamento total de 120 milhões de euros. As empresas com Selo Clean & Safe que frequentem as ações de formação deste programa em 2021 podem ter um aumento de 250 euros no seu prémio de desempenho.

Este apoio prevê a atribuição de 750 euros por posto de trabalho/mês, pelo período de 3 meses, até ao máximo de 20 mil euros no caso das microempresas e de 30 mil euros para as pequenas empresas. Em ambos os casos, 20% do valor pode ser convertido a fundo perdido.

Gerida pelo Turismo de Portugal, esta linha foi criada para apoiar a tesouraria das empresas de turismo no contexto da pandemia de COVID-19. Foram recebidas, até ao momento, 10.368 candidaturas.

O prazo para o início dos reembolsos foi adiado para 30 de junho de 2022.

Agências de Viagens e Operadores Turísticos com apoio de 100 milhões de euros

O Turismo de Portugal lançou também uma linha de crédito no valor de 100 milhões de euros destinada a Agências de Viagens e Operadores Turísticos. O objetivo é ajudar as Micro, Pequenas e Médias Empresas a reembolsar viagens não realizadas ou canceladas devido à pandemia de COVID-19.

As operações de crédito beneficiam de uma garantia de até 90% do valor de cada empréstimo concedido a Micro e Pequenas Empresas e até 80% no caso de Médias Empresas, Small Mid Cap e Mid Cap.

Fonte: Portal do Governo (Comunicado 1 / Comunicado 2)