Movimento associativo da Diáspora: anunciada abertura do concurso de apoio

18.09.2020

A abertura da atribuição de apoio financeiro às associações nas comunidades portuguesas no estrangeiro, irá decorrer entre 1 de outubro e 31 de dezembro deste ano, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Este financiamento de ações e projetos é atribuído pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), e as candidaturas podem ser submetidas por associações e federações das comunidades portuguesas, legalmente constituídas há mais de um ano, sem fins lucrativos ou partidários,  cujo objeto vise o benefício sociocultural das referidas comunidades, ou outras pessoas coletivas nacionais ou estrangeiras constituídas há mais de um ano, sem fins lucrativos ou partidários, que proponham a realização de atividades que resultem em benefício das comunidades portuguesas. 

As candidaturas para este apoio tem de ser apresentadas no Consulado de Portugal, ou da secção consular da embaixada da respetiva área da associação. As associações com candidaturas aprovadas, beneficiarão de um limite máximo de 50% ou 80% de uma componente considerada elegível, caso tenham a sua sede em Portugal ou no estrangeiro. Importa referir, que carecem de maior susceptibilidade os projetos de associações que elevem a língua e cultura portuguesa e toda a sua componente de integração social.

Consulte mais informação no Portal das Comunidades Portuguesas.     
 

Fonte: Portal do Governo