Nova Linha de Apoio à Recuperação Económica: Retomar

27.09.2021

O Banco Português de Fomento (BPF) apresentou a nova Linha de Apoio à Recuperação Económica – Retomar, criada em parceria com o IAPMEI, as instituições de crédito aderentes e as sociedades de garantia mútua. Esta linha tem como objetivo oferecer soluções às empresas com operações de crédito em moratória, que operam nos setores mais afetados pela pandemia.

O BPF irá promover uma sessão de apresentação, gratuita e online, no dia 30 de setembro, para apresentar e esclarecer as características e condições de acesso a este novo instrumento financeiro. Para participar na sessão, deve inscrever-se através do formulário disponível online.

Com uma dotação global de garantias a emitir de 1.000 milhões de euros, esta linha destina-se a empresas não financeiras, viáveis, de qualquer dimensão, e tem um prazo máximo de operação de até 8 anos (ou de até 10 anos, no caso de micro e pequenas empresas), incluindo um máximo de 24 meses de carência de capital.

A linha de apoio será executada através de três mecanismos:

  • reestruturação da totalidade dos empréstimos em moratória
  • refinanciamento parcial da totalidade das operações de crédito em moratória
  • empréstimo com garantia para cobertura de necessidades de liquidez adicional.

Para se candidatarem a este apoio, as empresas devem contactar uma instituição de crédito e apresentar o pedido de operação.

Fonte: Secretaria-Geral da Economia