Plataforma de Interoperabilidade da Administração Pública com novo site e serviços

01.07.2020

O novo site da Interoperabilidade na Administração Pública (iAP) já se encontra online.  A plataforma lançada em 2007 é o meio preferencial para a troca de informação entre serviços e organismos da Administração Pública (AP), e a gestão é feita pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa,
 
Entre os vário serviços acessíveis na plataforma da iAP, destacam-se a troca de mensagens entre sistemas, comunicação de mensagens SMS com cidadãos, e facilitação de pagamentos. No total, foram trocadas mais de 1,7 mil milhões de mensagens de dados, 190 milhões de SMS enviados e suportado mais de mil milhões de euros de pagamentos.
  
O serviço de Interoperabilidade Documental é uma das novidades do novo site, permitindo ligar os vários sistemas de gestão documental das entidades da AP e do Governo. Este serviço permitir a desmaterialização total da troca de documentos, aumentando ainda mais os benefícios económicos e ambientais. 
  
Neste momento, 123 entidade públicas e privadas estão ligadas à iAP para disponibilizar vários serviços, tais como a renovação online e automática do Cartão de Cidadão, prescrição médica eletrónica da Saúde, recenseamento eleitoral com o Ministério da Administração Interna, entre outros.