Programas EXPANDIR e DOT@R dirigidos aos territórios do interior

12.01.2021

Foram aprovados os programas EXPANDIR - Expansão de Projetos de Amplitude Nacional para o Desenvolvimento do Interior e DOT@R - Dotação Operacional de Territórios e Apoio à Revalorização, pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 106/2020.
 
O Programa EXPANDIR vai apoiar ações estruturantes e integradas, de forma faseada, conferindo dimensão às fileiras que evidenciem indicadores de capacitação e evolução tecnológica suficientemente desenvolvidos. O objetivo é servir de base à implementação de medidas de consolidação resultantes da ação concertada de agentes locais, empresas, entidades do sistema científico e tecnológico, associações empresariais, municípios e comunidades intermunicipais.
 
Já o Programa DOT@R vai implementar ações transversais a todo o território nacional, mas inteiramente adaptadas aos constrangimentos e necessidades de intervenção identificados em cada área geográfica em particular.
 
Para estes projetos-piloto serão disponibilizados apoios orientados às autarquias locais.
 
Ambos os programas respondem concretamente às recomendações específicas endereçadas pela Comissão Europeia a Portugal, no âmbito do Semestre Europeu:

  • melhoria do nível e competências da população
  • desenvolvimento da política económica centrada no investimento em investigação, inovação, descarbonização e transição energética, com vista a uma economia neutra em carbono
  • reforço do investimento
  • assegurar a igualdade de acesso a serviços públicos de qualidade
  • apoio ao emprego e prioridade nas medidas que visem preservar os postos de trabalho
  • apoio à utilização de tecnologias digitais. 

Fonte: Portugal 2020