Remodelação da Loja de Cidadão das Laranjeiras arranca a 17 de outubro

15.10.2022
AVISO: Esta notícia está desatualizada. A partir de 9 de janeiro, começa a 2ª fase de obras na Loja de Cidadão das Laranjeiras. A Loja continua em funcionamento, mas há novas alterações. Para mais informações, consulte a notícia "Loja de Cidadão das Laranjeiras: 2ª fase de obras começa dia 9 de janeiro".

A partir do dia 17 de outubro começam as obras de melhoria energética da Loja de Cidadão das Laranjeiras. A loja vai continuar em funcionamento durante a remodelação, que será faseada. A localização e a disponibilidade de alguns serviços vão estar condicionadas.

Os serviços relacionados com o Cartão de Cidadão e Passaporte vão ter menos balcões disponíveis. O atendimento para estes serviços vai ser reforçado na Loja de Cidadão do SaldanhaLoja de Cidadão de Marvila e Campus de Justiça.

Na primeira fase, que decorre até novembro, o acesso é feito, exclusivamente, pela entrada da Rua Abranches Ferrão. A conclusão das obras está prevista para fevereiro de 2023.

A distribuição temporária dos balcões das entidades na Loja de Cidadão das Laranjeiras, na primeira fase, vai ser a seguinte:

  • Piso 0 - Autoridade Tributária (Finanças), EDP, MEO, NOS, SU ELETRICIDADE
  • Piso 1 - EMEL, CTT*, GALP*, IRN - Cartão de Cidadão e Passaporte Eletrónico português*, IRN - Gabinete de Certidões, IRN - Documento Único Automóvel
  • Piso 2 - Balcão Perdi a Carteira*, DGAJ, Espaço Cidadão*, ENDESA*, EPAL, Goldenergy*, IMPIC, Segurança Social.

* entidade realocada provisoriamente.

Ao longo de quase 24 anos, foram realizados, na Loja de Cidadão das Laranjeiras, mais de 33 milhões de atendimentos. A remodelação, que inclui melhorias ao nível da climatização, qualidade do ar interior e iluminação, vai resultar num espaço mais confortável, moderno e eficiente.

Esta intervenção surge no âmbito do Programa de Eficiência Energética na Administração Pública, com o objetivo de alcançar um aumento da eficiência de 30 % nos organismos e serviços da Administração Pública. Este programa está ao abrigo do Programa Nacional para as Alterações Climáticas, que pretende alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

Fonte: Agência para a Modernização Administrativa (AMA)