Adicionar documentos de identificação na app id.gov.pt

A id.gov.pt é uma aplicação móvel que permite guardar, consultar e partilhar, através do telemóvel (smartphone), os dados dos documentos de identificação que estejam disponíveis na app, por exemplo: o Cartão de Cidadão e a Carta de Condução.

Os documentos digitais na app id.gov.pt têm a mesma validade dos documentos originais, esta validade pode ser verificada através da app id.gov.pt instalada noutro dispositivo móvel.

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Download da app

Aceda à App Store (iOS) ou Google Play Store (Android) para descarregar a aplicação

Quem pode Adicionar documentos de identificação na app id.gov.pt?

Qualquer cidadã/o nacional que tenha Chave Móvel Digital (CMD) ativa.

Deve ter um telemóvel e acesso às stores App Store (iOS), Google Play Store (Android) ou AppGallery (Huawei) para descarregar a app.

Quais os documentos e requisitos para Adicionar documentos de identificação na app id.gov.pt?

Atualmente pode adicionar os seguintes documentos:

  • Carta de Condução
  • Cartão da ADSE
  • Cartão de antigo combatente
  • Cartão de Cidadão
  • Cartão de Funcionário
  • Documento Único Automóvel (DUA)
  • Identificação digital da Defesa
  • Cartão de Assistência na Doença aos Militares.

Como se pode Adicionar documentos de identificação na app id.gov.pt?

Para adicionar documentos na id.gov.pt precisa de ter Chave Móvel Digital (CMD) ativa.
Descarregue a aplicação id.gov.pt em:

Depois de instalar a aplicação no seu telemóvel, terá de autenticar-se com a Chave Móvel Digital para adicionar os documentos pessoais disponíveis através deste serviço.

Quando se pode Adicionar documentos de identificação na app id.gov.pt?

Consultar os dados dos documentos

A app id.gov.pt permite-lhe consultar os dados dos seus documentos de identificação no seu telemóvel.

Identificar-se perante autoridades ou serviços

Os documentos digitais na app id.gov.pt servem como alternativa aos documentos físicos quando é preciso apresentá-los às autoridades ou serviços, desde que essas autoridades ou serviços disponham de um meio para verificar os documentos digitais.

Caso seja necessário ou solicitado, pode selecionar a opção de código QR para que as autoridades ou serviços consigam ler e validar o documento digital que está a apresentar.

Criar uma certidão digital a partir de um documento

A app id.gov.pt permite exportar os dados de cada documento para um ficheiro PDF respetivo. Desta forma, irá criar uma certidão digital, que poderá partilhar com terceiros, por e-mail ou por outros canais.

Poderá, por exemplo, enviar uma certidão digital dos dados do seu Cartão de Cidadão para comprovar a sua morada.

A certidão digital em ficheiro PDF fica automaticamente assinada com assinatura digital qualificada, reconhecida e certificada pelo Estado Português e pelo Regulamento 910/2014 da União Europeia.

Validar dados de documentos digitais de outra pessoa

A app id.gov.pt permite-lhe verificar a autenticidade dos dados de um documento digital de outra pessoa

  • através da opção “Validar cartão” – apontando a câmara do seu telemóvel para o código QR do documento da outra pessoa
  • através da opção “Código de acesso” – colocando o código gerado pelo documento da outra pessoa.

Utilizar a app em modo offline

A app id.gov.pt funciona em modo offline (sem ligação à internet) ou online. Em modo offline é apenas possível consultar os dados dos documentos digitais guardados na app.

Qual a legislação de suporte?

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