Alterar os dados associados à Chave Móvel Digital

A Chave Móvel Digital (CMD) fica com dados da pessoa titular associados ao seu registo quando a ativa. 

Pode alterar os seguintes dados associados à CMD: 

  • número de telemóvel
  • PIN de autenticação
  • PIN de assinatura
  • e-mail.

A alteração pode ser feita no portal autenticação.gov, num Espaço Cidadão ou por telefone. 

Nota: Por questões de segurança, não é possível alterar os códigos PIN por telefone.

Canais de atendimento

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

  • Online

    Altere os dados na área reservada do portal Autenticação.gov.

    Gratuito

    Vai precisar de Chave Móvel Digital (CMD) ou Cartão de Cidadão para se autenticar no portal Autenticação.gov.pt.

    Este serviço pode ser feito com apoio por videochamada. Clique no botão "Apoio" no lado direito da página e agende.

  • Para pessoas com CMD ativa e com a aplicação id.gov.pt para Android, Huawei ou iOS instalada num telemóvel com capacidades de biometria (verificação facial ou impressão digital).

    Gratuito

    Ligue para o 210 489 010 ou 300 003 990 (dias úteis das 9h às 18h).

    Ligar
  • Disponível em toda a rede de Espaços Cidadão.

    Gratuito

    Poder alterar todos os dados pessoais associados à CMD.

Quem pode alterar os dados associados à Chave Móvel Digital?

O que precisa para alterar os dados associados à Chave Móvel Digital?

Não existem requisitos para alterar os dados da Chave Móvel Digital no portal Autenticação.gov ou num Espaço Cidadão.

Para alterar os dados por telefone, precisa de ter a aplicação id.gov.pt para Android, Huawei ou iOS instalada num telemóvel com capacidades de biometria (reconhecimento facial ou impressão digital).

Como alterar os dados associados à Chave Móvel Digital?

Pode alterar online, por telefone, ou num Espaço Cidadão os seguintes dados associados à CMD:

  • número de telemóvel
  • PIN de autenticação 
  • PIN de assinatura
  • E-mail

Nota: Por questões de segurança, não é possível alterar os códigos PIN por telefone.

Online

Aceda ao portal Autenticação.gov e clique na opção “Iniciar sessão” no canto superior direito da página para se autenticar e aceder à sua área reservada.

Na área reservada, escolha o separador “A minha Chave Móvel Digital”, onde pode consultar e alterar os dados associados à sua Chave Móvel Digital.

Outras ações que pode fazer na área reservada do portal Autenticação.gov:

  • Ativar ou desativar a assinatura digital associada à Chave Móvel Digital
  • Cancelar a sua Chave Móvel Digital.

Por telefone

Para alterar os dados pessoais associados à Chave Móvel Digital por telefone, precisa de ter Chave Móvel Digital (CMD) ativa e ter a aplicação id.gov.pt para Android, Huawei ou iOS instalada num telemóvel com capacidades de biometria (reconhecimento facial ou impressão digital).

Ligue para o número (+351) 210 489 010 ou 300 003 990 (disponível nos dias úteis, das 09h às 18h). Dependendo do seu tarifário, esta chamada pode ter um custo de uma chamada local.

Se precisar de alterar o número de telemóvel associado à CMD, precisa de ter consigo os dois telemóveis para conseguir fazer a alteração.

Nota: Por questões de segurança, não é possível alterar os códigos PIN por telefone.

Alterar os dados da CMD num balcão do Espaço Cidadão

Pode também dirigir-se a um Espaço Cidadão para alterar os dados associados à CMD. Saiba onde encontrar o Espaço Cidadão mais próximo de si.

Qual a legislação de suporte?