Ativar a Chave Móvel Digital

Com a Chave Móvel Digital (CMD) pode aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, sempre com os mesmos códigos.

Quem tiver Cartão de Cidadão pode pedir a CMD online, por videochamada ou num balcão de atendimento. Quem não tiver Cartão de Cidadão ou tiver Bilhete de Identidade tem de a ativar ao balcão.

A Chave Móvel Digital é gratuita e tem de ser associada a um número de telemóvel que não esteja associado a outra CMD.

Canais de atendimento

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

  • Online

    Ative agora na app móvel Autenticação.gov ou no portal Autenticação.gov (com Cartão de Cidadão e leitor de cartões).

    Gratuito

    Também pode ativar com os dados de acesso ao Portal das Finanças - tem de aguardar pela carta com o PIN temporário.

    Este serviço pode ser feito com apoio por videochamada. Clique no botão "Apoio" no lado direito da página e agende.

    Disponível em app

    Ativação feita através de verificação facial. Precisa de um Cartão de Cidadão válido e telemóvel com câmara.

  • Apenas para titulares de Cartão de Cidadão português. Coloque o primeiro e último nome da pessoa para quem está a agendar. Chamada em português.

    Gratuito

    A ativação é feita com verificação facial. Escolha um local com boa luminosidade, sem ruído e esteja sozinha/o.

  • Disponível em toda a rede de Espaços Cidadão e Espaços Empresa.

    Gratuito

    Também disponível nos balcões do IRN, nos serviços do Registo Criminal, nos postos consulares portugueses, nos balcões da RIAC Açores e do RENTEV.

Quem pode ativar a chave móvel digital?

Ativar a chave móvel digital online

Quem tiver Cartão de Cidadão português pode ativar já a Chave Móvel Digital online através da aplicação móvel Autenticação.gov. A ativação da CMD também está disponível no portal Autenticação.gov, com leitor de cartões, ou com os dados de acesso do Portal das Finanças.

App Autenticação.gov

A ativação da Chave Móvel Digital na aplicação móvel Autenticação.gov é feita através de biometria (reconhecimento facial).

Vai precisar de:

  • ter consigo o Cartão de Cidadão válido, e com o certificado digital de autenticação ativo
  • ter a aplicação Autenticação.gov para Android ou para iOS instalada num telemóvel com câmara fotográfica
  • ter consigo o telemóvel que vai associar à CMD
  • estar num local bem iluminado.

Na aplicação, basta escolher a opção “Ativar” e seguir as instruções. As fotografias que tirar ao Cartão de Cidadão devem estar bem iluminadas e ter boa leitura.

Vai precisar de:

  • ter consigo o Cartão de Cidadão válido e com o certificado digital de autenticação ativo
  • um leitor de cartões Smart Card
  • código PIN de autenticação do Cartão de Cidadão
  • ter consigo o telemóvel que vai associar à CMD.

Entre no portal Autenticação.gov e siga as seguintes instruções:

  1. Clique em “ativar com Cartão de Cidadão”
  2. Autentique-se com o Cartão de Cidadão
  3. Preencha o formulário de novo registo
  4. Introduza o código de validação que recebeu no número de telemóvel que indicou.
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Pode ativar a Chave Móvel Digital com o nome de utilizador e senha de acesso ao Portal das Finanças. A ativação só fica concluída depois de receber a carta de PIN temporário pelo correio.

Vai precisar de:

Entre no portal Autenticação.gov e siga as seguintes instruções:

  1. Clique em “ativar via Portal das Finanças”
  2. Autentique-se com os seus dados de acesso ao Portal das Finanças e preencha o formulário de novo registo.

Após o pedido, será enviada uma carta com o código PIN temporário da CMD para a morada do Cartão de Cidadão. Este código deve ser utilizado na primeira autenticação para concluir a ativação da CMD.

Depois da primeira autenticação, vai ter de alterar o código PIN temporário para um código à sua escolha(deve ter entre 4 a 8 números).

A primeira autenticação pode ser feita em qualquer portal com acesso através da Chave Móvel Digital.

Pode, por exemplo, autenticar-se em Autenticação.gov e entrar na sua área reservada, onde pode gerir as funcionalidades da sua Chave Móvel Digital.

Nota: Se ativar a CMD com os dados de acesso do Portal das Finanças só vai poder ativar a funcionalidade de assinatura digital da CMD num balcão. Saiba mais na página Ativar a assinatura digital da Chave Móvel Digital.

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Ativar a chave móvel digital por videochamada

Apenas disponível para pessoas com Cartão de Cidadão português.  O serviço é feito em videochamada em que um/a assistente faz a ativação da Chave Móvel Digital através de reconhecimento facial (biometria). Vai ser captada a imagem do seu rosto e do seu Cartão de Cidadão.

Vai precisar de:

  • ter consigo o Cartão de Cidadão válido e com o certificado digital de autenticação ativo
  • ter consigo o telemóvel que vai associar à CMD
  • computador ou dispositivo móvel com câmara e microfone
  • estar sozinha/o num local bem iluminado.

Nota: A videochamada tem de ser agendada. Para ativar a CMD por vídeochamada deve ir à tabela "Canais de atendimento" e, no separador videochamada, carregar em "Agendar".

Ativar a chave móvel digital ao balcão

O que é necessário para ativar:

Pessoas portuguesas

  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade
  • ter consigo o telemóvel que vai associar à CMD.

Pessoas estrangeiras

  • Passaporte, Título ou Cartão de Residência
  • número de telemóvel e respetivo telemóvel consigo no momento da ativação
  • ter número de contribuinte (para CMD associadas a Título ou Cartão de Residência).

Locais onde pode ativar a Chave Móvel Digital

Pode ativar a Chave Móvel Digital presencialmente:

Nota: As pessoas estrangeiras precisam de ter Número de Identificação Fiscal (número de contribuinte) para ativar a CMD com Cartão de Cidadão ou Título de Residência. Se quiser ativar a CMD com passaporte, recomenda-se que associe também o número de contribuinte, Segurança Social e Serviço Nacional de Saúde, para tirar maior partido da CMD.

Qual a validade da Chave Móvel Digital?

Qual a legislação de suporte?