Ativar a Chave Móvel Digital

Saiba como pedir a Chave Móvel Digital (CMD) online ou num balcão de atendimento.

Com a CMD, pode aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, sempre com as mesmas credenciais de acesso.

Aviso

As informações sobre atendimento ao público poderão estar desatualizadas face ao estado atual do país.
Confirme a informação atualizada a partir da página COVID-19 (novo coronavírus): informações sobre serviços públicos.

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Ativar agora
  • Através do botão "Ativar online" para cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, leitor de cartões e código PIN de autenticação
  • Gratuito
  • Com os dados de acesso ao Portal das Finanças, e apenas para quem tem Cartão de Cidadão. É preciso aguardar pela carta com a palavra-passe temporária (em média 5 dias úteis)
Ativar no local
  • Disponível em toda a rede de Espaços Cidadão
  • Gratuito
  • Também disponível nos balcões do Instituto dos Registos e Notariado, na rede de Espaços Empresa e na Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC - Açores)

Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:

Quem pode Ativar a Chave Móvel Digital?

Qualquer cidadã/o, nacional ou estrangeira/o, pode ativar a Chave Móvel Digital associando a esta o seu documento de identificação respetivo:

  • Cartão de Cidadão (português)
  • Bilhete de Identidade (português)
  • Passaporte
  • Título de residência
  • Cartão de residência.

Como se pode Ativar a Chave Móvel Digital?

Pode ativar a CMD online ou num balcão de atendimento. Veja os passos abaixo para saber como.

Se precisar de renovar ou pedir o Cartão de Cidadão, também pode ativar a Chave Móvel Digital no momento em que o for levantar.

Ativar a Chave Móvel Digital no portal Autenticação.gov com Cartão de Cidadão

Precisa de:

  • ter consigo Cartão de Cidadão válido
  • leitor de cartões Smart Card
  • código PIN de autenticação do Cartão de Cidadão
  • número de telemóvel e respetivo telemóvel consigo no momento da ativação.

Nesta página do portal Autenticação.gov, siga as instruções seguintes:

  1. Clique em “ativar com Cartão de Cidadão”.
  2. Autentique-se com o Cartão de Cidadão.
  3. Preencha o formulário de novo registo com os dados que são pedidos.
  4. Para concluir a ativação introduza o código de validação que recebeu no número de telemóvel que indicou.

Veja como fazer passo-a-passo neste vídeo.

Ativar a Chave Móvel Digital com os dados de acesso ao Portal das Finanças

Precisa de:

  • ter Cartão de Cidadão válido (atenção: se tiver Bilhete de Identidade em vez de Cartão de Cidadão, tem de ativar a Chave Móvel Digital num balcão presencial.)
  • dados de acesso ao Portal das Finanças
  • número de telemóvel que quer associar à CMD.

Nesta página do portal Autenticação.gov, siga as instruções seguintes:

  1. Clique em “ativar via Portal das Finanças”
  2. Autentique-se com os seus dados de acesso ao Portal das Finanças.
  3. Preencha o formulário de novo registo com os dados que são pedidos.
  4. Será enviada uma carta para a morada do seu Cartão de Cidadão.
  5. Aguarde pela chegada da carta com o código PIN temporário da sua CMD.
  6. Para concluir a ativação use o código temporário que veio na carta na primeira autenticação que fizer online com a Chave Móvel Digital.

Veja como fazer passo-a-passo neste vídeo.

Por razões de segurança, quando fizer a primeira autenticação vai ser pedido que altere o código PIN temporário enviado na carta para um código à sua escolha, que terá de ter entre 4 a 8 números.

Esta primeira autenticação pode ser feita em qualquer portal à sua escolha, em que seja possível aceder com Chave Móvel Digital. 
Pode, por exemplo, autenticar-se em Autenticação.gov e entrar na sua área reservada, onde pode gerir as funcionalidades da sua Chave Móvel Digital.

AvisoSe ativar a CMD com os dados de acesso do Portal das Finanças só vai poder ativar a funcionalidade de assinatura digital da CMD presencialmente em balcões de serviço. Saiba mais na página Ativar a assinatura digital da Chave Móvel Digital.

Ativar a Chave Móvel Digital presencialmente

Precisa de:

  • documento de identificação
    • se for cidadã/o nacional pode ativar com Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou passaporte
    • se for cidadã/o estrangeira/o pode ativar com passaporte, título ou cartão de residência
  • número de telemóvel e respetivo telemóvel consigo no momento da ativação

Pode ativar a Chave Móvel Digital presencialmente:

AvisoSe for cidadã/o estrangeira/o precisa de ter número de contribuinte para ativar CMD com Cartão ou Título de Residência. Se pretender ativar CMD com passaporte recomendamos que associe também número de contribuinte.

Qual a validade da Chave Móvel Digital?

Entidade responsável por este serviço

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