Criar uma empresa online

Através do serviço Empresa Online pode criar a sua empresa de forma rápida e fácil.

Já não precisa de se deslocar a um balcão para constituir sociedades comerciais e sociedades civis sob a forma comercial. Pode constituir a sua sociedade a qualquer hora, através da internet. Este serviço permite criar sociedades:

  • por quotas
  • unipessoais por quotas
  • anónimas.

Criar agora
  • Faça a autenticação através do Cartão do Cidadão ou Chave Móvel Digital
  • Consulte os custos associados no campo 'Qual o preço'.

Quem pode Criar uma empresa online?

O serviço está acessível a qualquer cidadão, desde que seja titular de Cartão de Cidadão com assinatura digital ativada ou Chave Móvel Digital (CMD). Também advogadas/os, notárias/os e solicitadoras/es, que tenham o certificado digital da sua profissão, poderão criar uma empresa online

Nota: havendo intervenção de advogadas/os, notárias/os e solicitadoras/es, os/as mesmos/as podem reconhecer presencialmente as assinaturas manuscritas dos sócios.

Quais os documentos e requisitos para Criar uma empresa online?

Em regra, não são necessários documentos instrutórios para a constituição da sociedade desde que o pacto social contenha todos os elementos que a lei exige.

Dependendo da situação em concreto e da análise feita pelos serviços poderão, entre outros, ser exigidos os seguintes documentos:

  • Declaração de aceitação dos Revisores Oficiais de Contas (ROC) quando designados no próprio pacto social
  • Declaração do detentor do controlo efetivo da sociedade
  • Declaração de aceitação da designação de gerente ou administrador e declaração da qual conste não terem conhecimento de circunstâncias suscetíveis de os inibir para a ocupação do cargo caso os mesmos sejam designados no pacto social.

Onde criar uma empresa online?

Como criar uma empresa online?

O serviço Empresa Online está disponível no portal ePortugal, a que pode aceder a partir de um computador ou outro dispositivo móvel em sua casa, escritório ou em qualquer outro local com acesso à Internet.

Para criar uma empresa online:

  1. Aceda ao portal ePortugal, faça a autenticação, através do cartão do cidadão ou Chave Móvel Digital, e insira as informações pedidas
  2. Indique o nome pretendido (podendo inserir 9 opções), ou escolha o nome da empresa através dos nomes disponíveis na bolsa de firmas e denominações, ou indique o código de acesso ao certificado de admissibilidade caso o nome tenha sido previamente aprovado
  3. Preencha a informação da empresa e das pessoas/entidades envolvidas. Tem também  a possibilidade de aderir a um centro de arbitragem
  4. Assine eletronicamente o pacto social e faça o seu envio através da aplicação disponibilizada
  5. Efetue o pagamento.

Qual o Preço para Criar uma empresa online?

O custo de criação de uma empresa utilizando este serviço varia consoante o tipo de pacto social da empresa a constituir:

  • 220 euros - no caso da constituição de uma empresa com um modelo de pacto social pré-aprovado
  • 360 euros - no caso da constituição de uma empresa com pacto social elaborado pelos sócios.

Se a sua empresa tem uma marca associada com uma classe de produtos ou serviços a este valor serão somados 100 euros.  Cada classe adicional tem o custo de 44 euros.

Eventos de vida relacionados