Obter informação sobre o Dia da Defesa Nacional

Informação sobre o Dia da Defesa Nacional, o dever militar que visa sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e divulgar o papel das Forças Armadas.

AVISO

A 18.ª Edição do Dia da Defesa Nacional iniciou no dia 10 de janeiro e terminará no dia 15 de dezembro de 2022.

O funcionamento de todos Centros de Divulgação da Defesa Nacional respeita as normas de segurança e higiene recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, assegurando assim as condições de participação aos cidadãos convocados.

Para mais informação, deverão ser consultados os Editais de Convocação onde constam os locais e os dias em que cada cidadão se deve apresentar para o cumprimento deste dever militar. Essa consulta poderá ser feita nas Câmaras Municipais, onde os editais estão afixados, ou no sítio do Balcão Único da Defesa Nacional.

Se à data de convocação o cidadão se encontrar em período de isolamento e, dessa forma impedido de participar, deverá remeter essa informação, devidamente justificada, para ddn@defesa.pt, para que seja agendada uma nova data.

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Obter informações online
  • A qualquer momento
  • Gratuito
  • Sem filas

Quem pode Obter informação sobre o Dia da Defesa Nacional?

  • A comparência no Dia da Defesa Nacional constitui um dever de todos os cidadãos, podendo ocorrer a partir do primeiro dia do ano em que completem a idade de 18 anos.

    Atendendo a que os cidadãos de ambos os sexos têm os mesmos deveres militares, as jovens que nasceram a partir de 1 de janeiro de 1992, tal como os jovens, têm que cumprir este dever militar.

    Os jovens nascidos durante o ano de 1992 são convocados para cumprir o dever militar de comparência ao Dia da Defesa Nacional através de editais afixados nas Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia.

Quais os documentos e requisitos para Obter informação sobre o Dia da Defesa Nacional?

  • Cartão de Cidadão

    ou

    Bilhete de Identidade.

  • Nota 1: O cidadão deve ser portador de um destes documentos aquando da comparência ao Dia da Defesa Nacional.
  • Nota 2: Os cidadãos na reserva de recrutamento ou de disponibilidade devem comunicar a alteração de dados pessoais, nomeadamente no que respeita às habilitações literárias, ao Ministério da Defesa Nacional, pessoalmente, através de carta registada ou e-mail.

Qual o Preço para Obter informação sobre o Dia da Defesa Nacional?

É gratuito. 

Como se pode Obter informação sobre o Dia da Defesa Nacional?

Pode consultar o dia da sua convocação ou consultar a sua situação relativa ao DDN no sítio da DGRN.

A comparência ao Dia da Defesa Nacional é o dever militar que visa sensibilizar os jovens para a temática da Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas.

Neste dia, cada cidadão é sujeito a ações de formação destinadas a informá-lo, entre outros assuntos, sobre:

A Defesa Nacional;

As missões essenciais das Forças Armadas, a sua organização e os recursos que lhes estão afetos;

As formas de prestação de Serviço Militar e as diferentes possibilidades de escolha para quem queira prestar serviço efetivo.

Durante o ano em que fazem 18 anos, os cidadãos são convocados para cumprir o dever militar de comparência ao Dia da Defesa Nacional, através de editais afixados nas Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia da respetiva residência, podendo os cidadãos consultá-los em formato digital, através da página dedicada ao Dia da Defesa Nacional, no sítio da DGRDN.

Nos referidos editais constam os locais e dias em que os cidadãos devem efetuar a sua apresentação. Para cumprimento deste dever são assegurados alimentação e transporte, em território nacional, desde a sede de concelho de residência dos jovens até ao Centro de Divulgação do Dia da Defesa Nacional e vice-versa. O horário do transporte e local de partida é passível de ser consultado na página do Dia da Defesa Nacional, no sítio da DGRDN.

Entidade responsável por este serviço