Contribuições para a Segurança Social – requerer redução para contratação de trabalhador com deficiência

As entidades empregadoras que celebrarem contrato de trabalho sem termo com trabalhadores com deficiência podem requerer a redução da taxa contributiva para a Segurança Social.

A redução da taxa incide na parcela respeitante à entidade empregadora.

Com a redução aplicada, a taxa contributiva da entidade empregadora é de 11,9% sobre a remuneração do/a trabalhador/a com deficiência.

Trabalhador com deficiência

Para efeitos de redução da taxa contributiva considera-se trabalhador/a com deficiência a pessoa que apresente uma capacidade de trabalho inferior a 80% da capacidade normal exigida a um/a trabalhador/a sem deficiência no mesmo posto de trabalho.

Canais de atendimento

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Quem pode contribuições para a Segurança Social – requerer redução para contratação de trabalhador com deficiência?

Quando se pode contribuições para a Segurança Social – requerer redução para contratação de trabalhador com deficiência?

No prazo de 10 dias a contar da data de início do contrato de trabalho.

Se o requerimento for apresentado após os 10 dias do início do contrato de trabalho, a redução produz efeitos a partir do início do mês seguinte ao da apresentação do requerimento.

Quais os documentos e requisitos para contribuições para a Segurança Social – requerer redução para contratação de trabalhador com deficiência?

  • A entidade empregadora tem direito à redução desde que tenha a situação contributiva e tributária regularizada perante a Segurança Social e a Autoridade Tributária e Aduaneira.

Como contribuições para a Segurança Social – requerer redução para contratação de trabalhador com deficiência?