Propriedades óticas de superfícies absorsoras e refletoras - obter informações sobre execução de ensaios de caracterização ótica por parte do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia, IP (LNEG) dispõe de equipamento para realizar ensaios de caracterização ótica de:

  • superfícies absorsoras e refletoras (componentes de coletores solares térmicos) - determinação da absorção solar e emissividade térmica em superfícies absorsoras e determinação de refletância solar em refletores
  • superfícies de materiais de construção (componentes da fachada) - determinação do Solar Reflectance Index (SRI).

Os equipamentos disponíveis são os seguintes:

  • Espectrofotómetro Lambda 950 UV / VIS / NIR da Perkin Elmer com uma esfera integradora InGas de 150 mm da Perkin Elmer
  • Espectrofotómetro Frontier IR / NIR da Perkin Elmer com esfera integradora da Pike.

Para mais informações consulte o site do LNEG.

Entidades Competentes/Contactos

Qual o prazo para propriedades óticas de superfícies absorsoras e refletoras - obter informações sobre execução de ensaios de caracterização ótica por parte do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)?

O tempo necessário para a realização dos ensaios depende do número de amostras a caracterizar. Existe um prazo mínimo de 5 dias para a realização do trabalho e emissão do relatório.

Depois de agendar a realização dos ensaios, será acordada uma data para entregar as amostras ao LNEG.

Quais os documentos e requisitos para propriedades óticas de superfícies absorsoras e refletoras - obter informações sobre execução de ensaios de caracterização ótica por parte do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)?

  • Para requerer a realização de ensaios de caracterização ótica deve preencher, e enviar para o LNEG, o Formulário de pedido de ensaio de propriedades óticas.

    Pode enviar o formulário:

    • através do e-mail servicos.les@lneg.pt
    • por correio, para o Laboratório de Energia Solar do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (Estrada do Paço do Lumiar, n.º 22, Edifício G - 1.º andar - 1649-038 Lisboa)

    O pedido de ensaio é formalizado na data em que o LNEG receber o formulário devidamente preenchido.

Qual o preço para propriedades óticas de superfícies absorsoras e refletoras - obter informações sobre execução de ensaios de caracterização ótica por parte do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)?

Os custos variam de acordo com o tipo de ensaio. Assim, é sempre necessário consultar o LNEG para saber o custo de cada ensaio.

A consulta e pedido de informações são gratuitos.

Pode consultar o LNEG para obter mais informações ou pedir orçamentos para a realização de ensaios através: