Requerer a majoração do abono para famílias monoparentais

O valor da prestação do abono de família pré-natal ou do abono de família para crianças e jovens aumenta 35%, sempre que a família seja monoparental.

Aviso

As informações sobre atendimento ao público poderão estar desatualizadas face ao estado atual do país.
Confirme a informação atualizada a partir da página COVID-19 (novo coronavírus): informações sobre serviços públicos.

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Requerer no local

Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:

Quem tem direito à majoração do abono para famílias monoparentais?

Têm direito à majoração:

  • as grávidas que recebem abono de família pré-natal e que vivam isoladamente ou o seu agregado familiar seja composto apenas por titulares do direito a abono de família para crianças e jovens
  • as crianças e jovens que recebem abono de família para crianças e jovens se inseridos em agregado familiar monoparental.

Agregado monoparental

Abono de família pré-natal

Considera-se agregado monoparental se a grávida que recebe o abono de família pré-natal vive isoladamente ou o seu agregado familiar for composto apenas por titulares do direito a abono de família para crianças e jovens

Abono de família para crianças e jovens

Agregado constituído por titulares do abono de família para crianças e jovens e por mais uma única pessoa, parente ou afim em linha reta ascendente até ao 3.º grau, ou em linha colateral, maior até ao 3.º grau, adotante, tutor ou a pessoa a quem o requerente esteja confiado por decisão judicial ou administrativa de entidades ou serviços legalmente competentes para o efeito.

Como se pode Requerer a majoração do abono para famílias monoparentais?

Se a família já era monoparental quando requereu o abono

A composição do agregado familiar faz parte da informação prestada no requerimento da prestação. Com base nessa informação os serviços da segurança social identificam se o agregado é monoparental e aplicam a majoração ao valor do abono que foi atribuído.

Se a família se tornou monoparental após ter requerido o abono

Neste caso, como houve alteração da composição do agregado familiar, o requerente da prestação deve preencher o formulário Pedido de Alterações, Mod. GF 37-DGSS, o qual pode ser enviado por correio ou apresentado:

Informações adicionais

Entidade responsável por este serviço

Guias práticos