Substituir documentos no Balcão Perdi a Carteira

Neste balcão pode pedir a substituição de documentos, devido a perda, roubo, furto ou alteração dos seus dados pessoais (nome e morada).

Para usar este balcão, precisa de agendar o atendimento e de tratar, pelo menos, de dois destes documentos: Cartão de Cidadão, carta de condução, documento único automóvel, cartão da ADSE e cartão do ACP.

Canais de atendimento

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

  • Por telefone
    Através do número 300 003 990, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    O valor da chamada é o de uma chamada para a rede fixa, de acordo com o seu plano tarifário

    Por telefone
  • Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:

Quem pode substituir documentos no Balcão Perdi a Carteira?

Quando se pode substituir documentos no Balcão Perdi a Carteira?

Se precisar de substituir, pelo menos, dois dos seguintes documentos, devido a perda, roubo ou alteração dos seus dados pessoais (nome e morada):

  • Cartão de Cidadão
  • documento único automóvel
  • carta de condução
  • cartão de beneficiário da ADSE
  • cartão de sócio do ACP.

Apesar de serem tratados no mesmo balcão, os documentos são:

  • enviados pelas entidades que os emitem para a sua morada (exceto o Cartão de Cidadão, que tem de ser levantado presencialmente no local que escolher quando o fizer)
  • entregues dentro dos prazos decididos por cada uma dessas entidades.

Perdeu ou roubaram-lhe o Cartão de Cidadão?

Por motivos de segurança, aconselhamos que cancele o cartão antes de ir ao balcão. Pode fazê-lo através da internet, num posto de atendimento do Cartão de Cidadão ou através do número (+351) 211 950 500.

Vai tratar da carta de condução?

Se for ao balcão tratar deste documento, tenha em atenção que:

  • pode alterar o nome ou pedir a 2.ª via (nunca é possível fazer os dois pedidos em simultâneo)
  • a morada deixou de fazer parte da carta de condução e já não é um dado que possa ser alterado (para mais informação consulte o site do IMT)
  • se a substituição for devido a perda ou roubo, é-lhe emitida uma 2.ª via igual à anterior (no balcão, não é possível acumular o pedido de 2.ª via com pedido de alteração de nome e/ou de revalidação por idade)
  • a guia que lhe é entregue no balcão permite-lhe conduzir (enquanto for válida).

Vai tratar do documento único automóvel?

Se for ao balcão tratar deste documento, tenha em atenção que:

  • só pode tratar deste documento se o veículo estiver em seu nome
  • se também perdeu ou lhe roubaram o Cartão de Cidadão ou o bilhete de identidade, para tratar do documento único automóvel precisa de apresentar um documento de identificação alternativo e válido (passaporte ou carta de condução). Se não tiver nenhum destes documentos quando for ao balcão, o pedido fica pendente e terá de voltar uma segunda vez, para concluir o pedido, quando tiver o seu novo Cartão de Cidadão.

Onde substituir documentos no Balcão Perdi a Carteira?

O balcão funciona, exclusivamente por agendamento, na Loja de Cidadão de Lisboa - Laranjeiras. Pode fazer a marcação através do telefone 300 003 990 (dias úteis das 9h às 18h).

Morada da loja: Rua Abranches Ferrão 10, 1600-001 Lisboa.

Horário de funcionamento do balcão: Dias úteis das 8h30 às 19h e sábados das 10h às 14h.

Quais os documentos e requisitos para substituir documentos no Balcão Perdi a Carteira?

    • Para substituir documentos devido a perda ou roubo

    Apenas precisa de indicar o seu número de contribuinte + os documentos ou elementos abaixo indicados que se apliquem ao seu caso:

    • Se perdeu ou lhe roubaram o bilhete de identidade

    Precisa de apresentar provas complementares para atestar a identidade, escolhendo uma das opções abaixo:

    Opção

    Como funciona

    Leve um documento identificação seu

    Leve um destes documentos:

    • carta de condução
    • passaporte português (pode estar caducado)
    • passaporte estrangeiro
    • bilhete de identidade estrangeiro ou de Macau.

    Leve um documento de identificação de dois familiares

    Leve um documento de identificação de duas pessoas que sejam suas familiares diretas (pai, mãe, irmãos, avós, mulher/marido, netas/os ou filhas/os) e maiores de 18 anos.

    Os documentos podem ser:

    • Cartão de Cidadão
    • bilhete de identidade
    • carta de condução
    • passaporte português (pode estar caducado)
    • passaporte estrangeiro
    • bilhete de identidade estrangeiro ou de Macau.

    Vá acompanhada/o de uma pessoa que seja sua familiar

    Vá acompanhada/o de uma pessoa que seja sua familiar direta (pai, mãe, irmãos, avós, mulher/marido, netas/os ou filhas/os) e maior de 18 anos.

    A/o familiar que for consigo tem de se identificar com um destes documentos:

    • Cartão de Cidadão
    • bilhete de identidade
    • carta de condução
    • passaporte português (pode estar caducado)
    • passaporte estrangeiro
    • bilhete de identidade estrangeiro ou de Macau.

    Vá acompanhada/o de duas testemunhas

    Vá acompanhada/o de duas testemunhas, que têm de se identificar com um destes documentos:

    • Cartão de Cidadão
    • bilhete de identidade
    • carta de condução
    • passaporte português (pode estar caducado)
    • passaporte estrangeiro
    • bilhete de identidade estrangeiro ou de Macau.

    As testemunhas não podem ser familiares diretas uma da outra (pai, mãe, irmãos, avós, mulher/marido, netas/os ou filhas/os).

    • Se perdeu ou lhe roubaram o documento único automóvel

    Se também perdeu ou lhe roubaram o Cartão de Cidadão ou o bilhete de identidade, para tratar do documento único automóvel precisa de apresentar um documento de identificação alternativo e válido (passaporte ou carta de condução). Se não tiver nenhum destes documentos quando for ao balcão, o pedido fica pendente e terá de voltar uma segunda vez, para concluir o pedido, quando tiver o seu novo Cartão de Cidadão.

    • Para alterar o nome ou morada dos documentos

    Apenas precisa de levar consigo o documento original que quer alterar.

    Se for substituir a carta de condução e estiver na data da revalidação por idade, precisa de tratar de alguns documentos antes de ir ao Balcão Perdi a Carteira. Consulte a informação sobre revalidação da carta de condução para saber os documentos que se aplicam à sua situação.

Qual o preço para substituir documentos no Balcão Perdi a Carteira?

Documento

Substituição por perda ou roubo

Substituição por alteração de dados

Cartão de Cidadão

Menores de 25 anos: 15 €

Maiores de 25 anos: 18 €

Alteração de nome:

  • Menores de 25 anos: 15 €
  • Maiores de 25 anos: 18 €

Alteração de morada: 3 €

Documento único automóvel

30 €

Alteração de nome: 35 €

Alteração de morada: 35 €

Alteração de morada e nome: 35 € nos primeiros 60 dias após o ato que deu origem à alteração (após esse prazo, o custo passa a ser de 70 €).

Carta de condução

Menores de 70 anos: 30 €

Maiores de 70 anos: 15 €

Alteração de nome: 30 €

Cartão de beneficiário da ADSE

1,25 €

Gratuito

Cartão de sócio do ACP

4,30 €

Gratuito

Meios de pagamento

  • Em dinheiro

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