Agendar um serviço relacionado com o Cartão de Cidadão

Marque uma data e hora para pedir, renovar, levantar, alterar ou confirmar a morada, desbloquear ou pedir novos códigos ou ativar os certificados digitais do Cartão de Cidadão.

Evite filas de espera e perdas de tempo. O agendamento é gratuito e pode ser feito online. Ficamos à sua espera no local e hora marcados.

AVISO

Embora o atendimento presencial sem agendamento prévio já esteja disponível nos balcões de registo (exceto os localizados nos concelhos de risco elevado ou muito elevado, e inseridos em Lojas de Cidadão), recomenda-se o pré-agendamento (online ou por telefone). 

Serviços disponíveis online (verifique se reúne as condições):

  1. Renovar o Cartão de Cidadão

  2. Alterar a morada no Cartão de Cidadão

  3. Cancelar o Cartão de Cidadão

Aviso

As informações sobre atendimento ao público poderão estar desatualizadas. Dada a situação causada pela pandemia COVID-19, é necessário agendar atendimento para a maioria dos balcões de serviços públicos.
Confirme a informação atualizada a partir da página COVID-19 (novo coronavírus): informações sobre serviços públicos.

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Agendar agora
  • Agende um serviço relacionado com o Cartão de Cidadão através do botão "agendar online"
  • Gratuito
  • Agende a qualquer momento. Veja neste vídeo como fazer
Agendar por telefone
  • Contacte a Linha Cartão de Cidadão através do número (+351) 210 990 111
  • Custo de uma chamada local
  • Nos dias úteis, das 9h às 17h

Quem pode Agendar um serviço relacionado com o Cartão de Cidadão?

  • Qualquer cidadão.

Onde se pode Agendar um serviço relacionado com o Cartão de Cidadão?

Como se pode Agendar um serviço relacionado com o Cartão de Cidadão?

Marque uma data e hora para:

  • pedir ou renovar o Cartão de Cidadão
  • levantar o Cartão de Cidadão (só pode escolher o local de levantamento indicado na carta PIN)
  • alterar ou confirmar a alteração de morada no Cartão de Cidadão
  • desbloquear ou pedir novos códigos do Cartão de Cidadão
  • ativar os certificados digitais do Cartão de Cidadão.

No site do IRN

  1. Vá ao site do IRN e clique em “Iniciar”.
  2. Preencha o formulário e clique em “Seguinte”.
  3. Escolha uma das vagas disponíveis e indique a hora a que quer ser atendida/o.
  4. A data fica marcada quando receber um e-mail do IRN a confirmar o agendamento.
  5. Na véspera do agendamento, vai receber e-mail ou SMS do IRN (consoante o tipo de contacto que disponibilizou) com os detalhes do agendamento.

Veja neste vídeo como agendar um serviço relacionado com o Cartão de Cidadão.

Por telefone

Ligue:

  • 300 003 990, se quiser marcar para a Loja Móvel de Palmela (dias úteis, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 15:30h)
  • 210 990 111, se quiser marcar para qualquer Loja de Cidadão ou conservatória (dias úteis, das 9h às 17h).

Se quiser desistir da sua marcação, por favor avise-nos com 48 horas de antecedência

Locais que disponibilizam atendimento por agendamento para pedido de cartão de cidadão

Entidade responsável por este serviço

Guias práticos

Eventos de vida relacionados