Alterar a morada do Cartão de Cidadão

Se mudou a sua residência habitual, deve alterar a morada do seu Cartão de Cidadão. Esta alteração tem de ser feita no prazo máximo de 60 dias e pode ser feita online ou ao balcão.

Quando altera a morada do Cartão de Cidadão, altera automaticamente nos Registos, Finanças, Segurança Social, Serviço Nacional de Saúde e Recenseamento Eleitoral. Pode ainda comunicar a alteração a várias entidades públicas ou privadas à sua escolha.

A alteração de morada só fica concluída após receber a carta pelo correio que lhe permite confirmar a alteração de morada do Cartão de Cidadão.

Canais de atendimento

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

  • Online

    Para alterar a morada precisa da sua Chave Móvel Digital (CMD) e do telemóvel que lhe está associado ou do Cartão de Cidadão, respetivo código PIN e de um leitor de cartões.

    Gratuito

    Para confirmar a alteração de morada precisa da carta de confirmação da alteração de morada, da CMD e do telemóvel que lhe está associado ou do Cartão de Cidadão, respetivo código PIN e de um leitor de cartões.

    Este serviço pode ser feito com apoio por telefone ou videochamada. Clique no botão "Apoio" no lado direito da página para mais informações.

  • Precisa apenas da sua CMD e telemóvel que lhe está associado ou do Cartão de Cidadão e respetivo código.

    Espaços Cidadão: gratuito / Balcões do IRN: 3,00€

    Dirija-se a um Espaço Cidadão ou a um balcão de atendimento do Cartão de Cidadão

Quem pode alterar a morada do Cartão de Cidadão?

Quais os documentos e requisitos para alterar a morada do Cartão de Cidadão?

Através da internet:

  • Precisa de se autenticar com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão e PIN de autenticação, leitor de cartões compatível, software para utilizar o cartão
  • Indicar a nova morada completa.

Presencialmente:

Onde alterar a morada do Cartão de Cidadão?

Qual o preço para alterar a morada do Cartão de Cidadão?

Através da internet:

  • Gratuito.

No local:

  • Balcões de atendimento do Cartão de Cidadão: 3,00 €, a pagar no momento em que faz o pedido.
  • Espaços Cidadão: gratuito.

Meios de pagamento: multibanco, em dinheiro, cheque (visado ou bancário) de um banco com representação em Portugal, vale postal à ordem do IRN, IP.

Como alterar a morada do Cartão de Cidadão?

Através da internet:

  1. Carregue em 'Alterar agora' e autentique-se no portal ePortugal com o seu Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.
  2. Caso a alteração de morada seja para um terceiro (por exemplo, um/a filho/a menor), deverá selecionar a opção ‘’Em nome de um terceiro’’. O Cartão de Cidadão a ser inserido no leitor de cartões será o da pessoa que efetua o pedido em nome de terceiro.
  3. Siga as instruções.
  4. Indique a nova morada completa.
  5. No prazo de cinco dias úteis, vai receber na nova morada uma carta para confirmar a alteração. Se a carta for enviada para o estrangeiro, Açores ou Madeira, pode demorar mais alguns dias a chegar.
  6. Quando receber essa carta, tem de confirmar a alteração de morada para a nova morada dentro do prazo indicado na carta. A morada só é, de facto, alterada depois dessa confirmação.

Se precisar de ajuda a alterar a morada do Cartão de Cidadão, pode fazer o serviço com apoio por telefone (210 489010 ou 300 003 990) ou por videochamada. Clique no botão "Apoio" no lado direito da página para agendar a videochamada.

Através do assistente digital do portal ePortugal - Sigma:

  1. Perguntar e selecionar o serviço "Alterar a morada do Cartão de Cidadão".
  2. Selecionar a opção "Alterar aqui".
  3. Siga as instruções para alterar para a nova morada do Cartão de Cidadão.
  4. No prazo de cinco dias úteis receberá uma carta na nova morada a confirmar a alteração. Se a carta for enviada para o estrangeiro, Açores ou Madeira, pode demorar mais alguns dias a chegar.
  5. Quando receber a carta, deve confirmar a mudança de morada para a nova morada no prazo indicado na carta. De facto, a morada só é alterada após essa confirmação.

Ao balcão:

Espaço Cidadão - Precisa de Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital e de indicar a nova morada completa.

Balcão do IRN que trate de assuntos do Cartão de Cidadão - Precisa de Cartão de Cidadão e de indicar a nova morada completa.

Se for uma alteração de morada para pessoas abrangidas pelo tratado de Porto Seguro, tem de apresentar uma prova da nova morada (por exemplo, conta da luz ou da água).

Só quando confirmar é que a morada é alterada no chip do cartão, e é a partir desta data que passa a ser considerada para as entidades públicas: Saúde, Segurança Social, Finanças e recenseamento eleitoral (local de voto).

Acompanhar o processo de alteração de morada do Cartão de Cidadão

Guias práticos