Alterar a morada do Cartão de Cidadão

Pode alterar a morada do seu Cartão de Cidadão online, de forma fácil e rápida, autenticando-se com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão.

Quando altera a morada do Cartão de Cidadão, altera automaticamente nos Registos, Finanças, Segurança Social, Serviço Nacional de Saúde e Recenseamento Eleitoral. Pode ainda comunicar essa alteração a várias entidades públicas ou privadas à sua escolha.

A alteração de morada só fica concluída depois de receber a carta pelo correio que lhe permite confirmar a alteração de morada do Cartão de Cidadão.

Canais de atendimento

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

  • Online

    Para alterar a morada precisa da sua CMD e do telemóvel que lhe está associado ou do Cartão de Cidadão, respetivo código PIN e de um leitor de cartões.

    Gratuito

    Para confirmar a alteração de morada precisa da carta de confirmação da alteração de morada, da CMD e do telemóvel que lhe está associado ou do Cartão de Cidadão, respetivo código PIN e de um leitor de cartões.

    Este serviço pode ser feito com apoio por videochamada. Clique no botão "Apoio" no lado direito da página e agende.

  • Precisa apenas da sua CMD e telemóvel que lhe está associado ou do Cartão de Cidadão e respetivo código.

    Espaços Cidadão: gratuito / Balcões do IRN: 3,00€

    Dirija-se a um Espaço Cidadão ou a um balcão de atendimento do Cartão de Cidadão

Quem pode alterar a morada do cartão de cidadão?

Onde alterar a morada do cartão de cidadão?

Quais os documentos e requisitos para alterar a morada do cartão de cidadão?

Através da internet:

No local:

Qual o preço para alterar a morada do cartão de cidadão?

Através da internet:

  • Gratuito.

No local:

  • Balcões de atendimento do Cartão de Cidadão: 3,00 €, a pagar no momento em que faz o pedido.
  • Espaços Cidadão: gratuito.

Meios de pagamento: multibanco, em dinheiro, cheque (visado ou bancário) de um banco com representação em Portugal, vale postal à ordem do IRN, IP.

Como alterar a morada do cartão de cidadão?

Através da internet:

  1. Carregue em 'Alterar agora' e autentique-se no portal ePortugal com o seu Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.
  2. Caso a alteração de morada seja para um terceiro (por exemplo, um/a filho/a menor), deverá selecionar a opção ‘’Em nome de um terceiro’’. O Cartão de Cidadão a ser inserido no leitor de cartões será o da pessoa que efetua o pedido em nome de terceiro.
  3. Siga as instruções.
  4. Indique a nova morada completa.
  5. No prazo de cinco dias úteis, vai receber na nova morada uma carta para confirmar a alteração. Se a carta for enviada para o estrangeiro, Açores ou Madeira, pode demorar mais alguns dias a chegar.
  6. Quando receber essa carta, tem de confirmar a alteração de morada para a nova morada dentro do prazo indicado na carta. A morada só é, de facto, alterada depois dessa confirmação.

Através do assistente digital do portal ePortugal - Sigma:

  1. Pergunte e selecione o serviço “Alterar a morada do Cartão de Cidadão”.
  2. Selecione a opção “Alterar aqui”.
  3. Siga as instruções para alterar para a nova morada no Cartão de Cidadão.
  4. No prazo de cinco dias úteis, vai receber na nova morada uma carta para confirmar a alteração. Se a carta for enviada para o estrangeiro, Açores ou Madeira, pode demorar mais alguns dias a chegar.
  5. Quando receber essa carta, tem de confirmar a alteração de morada para a nova morada dentro do prazo indicado na carta. A morada só é, de facto, alterada depois dessa confirmação.

No local:

Basta ter Chave Móvel Digital ou o seu Cartão de Cidadão.

  • Dirija-se a um balcão de atendimento do Cartão de Cidadão, indique a sua nova morada completa.
  • No prazo de cinco dias úteis, vai receber na nova morada uma carta para confirmar a alteração. Se a carta for enviada para o estrangeiro, Açores ou Madeira, pode demorar mais alguns dias a chegar.
  • Após a receção, pode confirmar a alteração de morada neste portal ou dirigir-se a um balcão de atendimento do Cartão de Cidadão e leve consigo a carta para confirmar a alteração da morada e a sua Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão.

Só quando confirmar é que a morada é alterada no chip do cartão, e é a partir desta data que passa a ser considerada para as entidades públicas: Saúde, Segurança Social, Finanças e recenseamento eleitoral (local de voto).

Acompanhar o processo de alteração de morada do Cartão de Cidadão